(62) 3626-6872
Home     Notícias
A PRIMEIRA DO MUNICÍPIO

Niquelândia realiza conferência da cultura


Publicado em 04 Dezembro 2017

Nathália Pires

|   Compartilhe esta página:    

Assecom
Grupo de estudo formado após palestras realizadas na conferência
Grupo de estudo formado após palestras realizadas na conferência

Uma cidade rica em história, onde as crenças são valorizadas e a cultura enraizada no povo. Foi aproveitando estes pontos relevantes em Niquelândia, que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, realizou pela primeira vez na cidade a Conferência Municipal da Cultura. Durantes três dias, 28, 29 e 30 de novembro, o público participou de palestras, grupos, cursos e de peça teatral com foco na cultura local. 
O primeiro dia do encontro, além da abertura oficial com a presença de autoridades políticas e religiosas, foi marcado pela palestra de arquitetas do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de Goiás. Beatriz Otto e Wanessa Correa discorreram sobre a importância de se preservar o patrimônio local para o desenvolvimento da cidade. Abordaram principalmente sobre os altares da Igreja Matriz de São José, que são do século XVIII. Outra palestra muito procurada pelo público foi com o gestor de projetos em cultura criativa, Décio Coutinho. Ele deu passos de como fomentar o artesanato do município gerando emprego e renda para a comunidade. Atividades em grupo foram desenvolvidas ainda para reforçar os temas trabalhados nas palestras.
A conferência também enriqueceu o aprendizado dos servidores das bibliotecas do município. Durante os três dias de evento, Henrique Bezerra de Araújo, professor e graduado em Biblioteconomia, profissionalizou mais as auxiliares de biblioteca das escolas municipais, estaduais e da Biblioteca Municipal. "Vamos agregar muito com o aprendizado, que teve a parte teórica e prática. Estivemos na biblioteca da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues para exercitar o ensino e fechamos positivamente o curso, com a entrega de certificados", salientou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Simone Pires.  
Outra parte muito esperada pelo público foi a peça teatral 'Chica Machado - Um mito goiano', encenada pelo Grupo Teatral da Escola Santa Cecília - Rio Vermelho. A escritora do livro de Chica, Adélia Freitas, esteve presente no Cine Teatro, local onde a peça foi encenada, e palestrou aos participantes. "Chica Machado foi uma mulher que sonhou com a libertação de sua condição de escrava. Sua luta ficou marcada na memória dos moradores do pequeno vilarejo de Cocal, onde ela viveu em meados do século XVIII. Quando estive lá, me impressionei com as narrativas e resolvi escrever um livro sobre Chica”, disse a escritora após a peça.
A Conferência foi encerrada com uma apresentação da Orquestra Sinfonia do Cerrado. Para a secretária de Cultura, Ana Mathilde, um evento enriquecedor para a população e que trará bons resultados. "Possibilitamos com este evento uma escolha por qual caminho iremos trilhar para desenvolvermos as riquezas culturais de nosso município. Além disso, fomentaremos agora junto ao Governo Federal verbas para ampliar o caminho e as vertentes de trabalho da cultura", disse a gestora. 
Segundo o prefeito Valdeto, a conferência soma no desenvolvimento da cultura local. "Parabenizo aos organizadores da conferência, em especial a secretária da Cultura, que fez uma programação rica em conteúdo para nosso povo. A partir deste evento teremos mais conhecimento e força para alavancar a cultura", disse o prefeito. 
 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção