(62) 3626-6872
Home     Notícias
7 DE SETEMBRO

Municípios da Região Norte festejam Dia da Independência

Prefeitos de Nova Crixás, São Miguel do Araguaia e de Porangatu fizeram questão de realizar a festa cívica para não perder a tradição


Publicado em 09 Setembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Em Porangatu milhares de estudantes participaram do desfile cívico-militar na cidade: tradição resgatada
Em Porangatu milhares de estudantes participaram do desfile cívico-militar na cidade: tradição resgatada

A semana passada foi marcada por diversas manifestações de civismo em comemoração ao "Dia da Independência do Brasil".
Em São Miguel do Araguaia estudantes e professores das escolas do município realizaram apresentações culturais durante toda a semana na Praça São Miguel Arcanjo, no centro da cidade, para lembrar a data.

NOVA CRIXÁS
A cidade de Nova Crixás promoveu desfile cívico estudantil no dia 6, na quarta-feira. Alunos de todas as escolas públicas, municipais e estaduais, participaram do evento. O prefeito Airton José Barreto, o Barretinho, comandou a festa juntamente com a primeira-dama Flávia Daniela Alvarenga. A Câmara Municipal, através do presidente Dauro Luiz Nazareth e dos vereadores Eris Batista Moreira Gomes, Maurivan Tavares, Celino da Ituiutaba, Sérgio Gomes de Oliveira e Sebastião Bezerra também marcou presença.
O desfile foi organizado pelas secretarias de Assistência Social e Educação e Cultura e não acontecia há mais de duas décadas. O evento teve a participação de aproximadamente 700 pessoas que percorreram os principais pontos da cidade. Depois houve concentração na Praça Três Poderes.
A história de Nova Crixás foi o tema central do desfile. Ex-prefeitos e ex-vereadores, assim como as autoridades atuais e os pioneiros do município foram lembrados. Temas importantes como o Turismo, a Agricultura, a Pecuária e o Bioma Cerrado também tiveram espaço de destaque no desfile em Nova Crixás.
O prefeito Barretinho falou sobre a importância do trabalho de união realizado entre os poderes Legislativo e Executivo e afirmou que é preciso muita vontade e dedicação para que as mudanças aconteçam no município e assim a história de Nova Crixás continuará sendo resgatada. "Tudo que queremos é fazer uma boa administração e garantir uma melhor qualidade de vida para a nossa população. Mas é preciso trabalhar com muita coragem e união para que possamos mudar o destino de Nova Crixás", disse Barretinho.
A primeira-dama Daniela disse que para se alcançar os objetivos é preciso valorizar as parcerias e destacou o quanto é vantajosa a união das secretarias do município e também da sociedade de forma geral. "Não basta querer, é preciso querer e também fazer e aqui quero parabenizar a atuação da equipe da Secretaria de Assistência Social que tem realizado um trabalho de alto nível com a comunidade. São pessoas dedicadas, uma equipe nota mil", declarou Flávia Daniela.
O governador em exercício José Vitti que é genro do prefeito Barretinho e da primeira-dama Daniela mandou colocar faixas na cidade alusivas à Independência do Brasil e ao mesmo tempo parabenizando a atual administração pela iniciativa de resgatar uma tradição que há 22 anos estava sendo esquecida em Nova Crixás.

PORANGATU
Porangatu foi outra cidade que realizou desfile estudantil. A manifestação cívica aconteceu na Avenida Federal, também no centro da cidade, e foi organizada pelo Colégio Militar Tomás Martins da Cunha. O prefeito Pedro Fernandes, a primeira-dama Leila Barreto Fernandes, o vice-prefeito Juninho do Bonsucesso, e a secretária de Educação, Januária Sirqueira, acompanhados de vereadores e de outros secretários, participaram do evento.
Os alunos desfilaram em continência ao Tenente Coronel Anderson Moura, do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar de Goiás, maior autoridade militar presente na ocasião.
O Colégio Militar Tomás Martins da Cunha foi criado há quatro anos e representa a concretização de um sonho não apenas dos militares, mas de toda a população porangatuense e também da Região Norte. A conquista é resultado do empenho de vários segmentos da sociedade que juntos somaram esforços no sentido de sensibilizar o Governo do Estado a criar a unidade.
A inauguração do colégio ocorreu em janeiro de 2014, passando então a beneficiar crianças, adolescentes e jovens das diversas camadas da sociedade local e de outros municípios da região.
O prefeito Pedro Fernandes em seu discurso falou sobre a importância do Colégio Militar para o Norte de Goiás e ressaltou também os valores cívicos resgatados através da realização do desfile.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção