*Publicidade

Home     Notícias
MINAS GERAIS

Missão Técnica do Sebrae em Araxá

Caravana visitou cidade escolhida pelo Sebrae para servir de espelho para os empreendedores do Norte


Publicado em 07 Dezembro 2014

Pedro Gomes De Araxá - Minas Gerais

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Caravana da Região Norte do Estado visitou a jazida de nióbio em Minas Gerais, no município de Araxá
Caravana da Região Norte do Estado visitou a jazida de nióbio em Minas Gerais, no município de Araxá
Uma caravana organizada pelo escritório do Sebrae Norte, situado em Porangatu, composta por 25 pessoas, entre políticos, empresários e representantes de instituições classistas de oito municípios da Região Norte esteve na cidade de Araxá, no Estado de Minas Gerais, uma jornada de aproximadamente mil quilômetros.
O objetivo da viagem iniciada na quarta-feira (3) foi promover a dinamização do setor produtivo do Território Norte Goiano por meio de atendimento aos pequenos e grandes negócios visando contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecer as atividades produtivas existentes na região, através da geração de emprego e renda e com foco na transformação da realidade local.
Os prefeitos de Porangatu, Eronildo Valadares; e Maurides Rodrigues, de Minaçu; integraram a comitiva que contou ainda com as presenças de representantes de Alto Horizonte, Campinorte, Estrela do Norte, Mara Rosa, Uruaçu e Santa Tereza. O presidente da ACIAP - Associação Comercial de Porangatu, Célio Bueno; e Onoriel Xavier Silva, do CDL de Minaçu também participaram da viagem.
A ação faz parte do projeto DET- Desenvolvimento Econômico Territorial Grandes Investimentos do Norte Goiano que está sendo colocado em prática pelo Sebrae em dez municípios da região, incluindo Niquelândia e Nova Iguaçu, no sentido de fomentar o potencial de oportunidades e vocações comercias e da prestação de serviços a fim de contribuir com a inclusão produtiva e a estimulação de novos negócios.
A área compreende um universo de 6.532 empreendimentos classificados nas categorias Micro Empreendedor Individual (3.103); Micro Empresa (2.954); e Pequena Empresa (475), e que são responsáveis pela geração de 25.324 empregos com carteira assinada. Niquelândia com 7.251 trabalhadores registrados; Porangatu com 5.200; e Uruaçu 4.599 vagas de trabalho são os maiores empregadores da região.
O grande desafio para o setor púbico e para as instituições na atualidade é conseguir transformar todo este potencial em fonte de crescimento econômico de forma sustentável, tendo em vista que as incertezas e as constantes mudanças no mercado resultam em novos ingredientes que tornam a tarefa cada vez mais difícil. 
Neste projeto estão destacadas as ações de grandes investimentos públicos e da iniciativa privada. De acordo com o gerente regional do Sebrae, Augusto de Araújo de Almeida Netto, a instituição decidiu implantar o projeto devido a riqueza do Polo de Desenvolvimento do Eixo da Ferrovia Norte-Sul e do Polo de Desenvolvimento Mineral e Turístico do Norte Goiano que comprovam a importância estratégica da região para o avanço da economia no Estado.
A cidade de Araxá em Minas Gerais foi escolhida pelo Sebrae para servir de espelho para os empreendedores da Região Norte de Goiás devido ao histórico de sucesso alcançado pelas empresas que ali se instalaram, fruto do trabalho organizacional idealizado pela ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá que soube apontar o caminho certo do empreendedorismo para as demais instituições.
A missão técnica teve início com uma série de palestras na quinta-feira no auditório da ACIA onde foram abordadas as potencialidades econômicas do município, como o agronegócio e mineração. As parcerias de resultados idealizadas pela instituição junto às empresas também ganharam destaque.
Na sexta-feira os empreendedores goianos conheceram as instalações e o modelo de produção de uma mineradora de Araxá, a CBMM - Cia Brasileira de Metalurgia e Mineração. A empresa que gera cerca de três mil empregos diretos e indiretos está em atividade há quase 50 anos no mercado, é responsável por aproximadamente 70% da arrecadação de impostos do município, e dona da maior jazida de nióbio em operação no mundo. O minério é uma espécie de liga metálica utilizada para aumentar a resistência do aço mesmo fabricando chapas com espessuras mais finas.
No período da tarde os empresários visitaram o comércio central da cidade e à noite a programação se estendeu até ás 22h30 em uma agenda cultural e artística no estacionamento do estádio municipal. O evento marcou o lançamento da campanha Natal Fest de Araxá. A principal atração da noite foi um show musical do cantor e compositor Toquinho.
Os prefeitos Eronildo Valadares e Maurides Nascimento comentaram a importância da presença deles na Missão Técnica do Sebrae à cidade de Araxá e ressaltaram o valor das experiências compartilhadas durante a viagem. Os dois prefeitos disseram que o aprendizado com uma comunidade mais evoluída como Araxá será de grande valia para o Norte Goiano e que os exemplos que viram em Minas Gerais serão apresentados aos demais empreendedores de Minaçu e de Porangatu.
Maurides lembrou que as conquistas mineiras foram conseguidas por meio do trabalho de associações e explicou que o fortalecimento do CDL - Clube de Diretores Lojistas de Minaçu, através do ingresso de novos associados, com certeza será o caminho natural a ser seguido na tentativa de se obter os melhores resultados comerciais na cidade.
Eronildo garantiu que trouxe na bagagem novas ideias e que irá lutar para colocá-las em pratica no município porangatuense. O prefeito entende que além das empresas que se instalaram na cidade, é necessário que o potencial mineral de Porangatu seja definitivamente explorado, pois este ponto é, sem dúvida, um fator decisivo na geração de emprego e de divisas econômicas para toda a Região Norte.
Ele lembrou a importância da presença da equipe do Diário do Norte na Missão Técnica do Sebrae e aproveitou para parabenizar a visão do diretor do periódico ao permitir que um jornalista fizesse a viagem com o grupo de empreendedores.

 

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte