*Publicidade

Home     Notícias
CULTURA

Minaçu vai ganhar uma sala de cinema


Publicado em 10 Dezembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Divulgação
Centro Cultural de Minaçu: um espaço para a cultura e o lazer na cidade
Centro Cultural de Minaçu: um espaço para a cultura e o lazer na cidade

A partir do ano que vem, Minaçu poderá se tornar a segunda cidade da Região Norte do Estado a contar com uma estrutura de cinema. A unidade deverá ser instalada no Centro de Cultura, obra que está sendo construída com recursos de incentivos fiscais adquiridos por intermédio da Lei Rouanet e que tem previsão para ser concluída ainda no primeiro semestre de 2018. A obra está sendo gerida pela ONG - Organização não Governamental Conexão Cidadã. O cinema mais próximo está em Niquelândia, cidade cujo acesso por rodovia asfaltada está a 300 quilômetros de distância. 
Já em fase de acabamento, a obra teve início em abril de 2016 e tem 1.419m² de área construída e está localizada em um terreno de 3.500m² e próximo à Praça Jovino Seabra Campos II, no setor Marajoara. A estrutura obedece a um conceito de construções sustentáveis e integra uma rede de centros de cultura edificados nos municípios onde atua a empresa do setor elétrico - ENGIE Brasil Energia.
O Centro Cultural de Minaçu foi orçado em R$ 3,2 milhões. Além do Cine Teatro que terá capacidade para acomodar até 300 pessoas, o Centro Cultural de Minaçu compreende ainda mais três salas para oficinas, brinquedoteca, sala de recepção, ambientes para reuniões, salas do departamento administrativo, biblioteca totalmente informatizada (inclusão digital e midiateca) banheiros masculinos e femininos devidamente adaptados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais. Na unidade haverá também espaço reservado para exposições temporárias de artes e realizações de outras manifestações.
O objetivo do projeto é promover e fortalecer as manifestações culturais locais, promover o intercâmbio cultural em seus diversos segmentos, contribuir para a profissionalização e valorização das pessoas que atuam na área, fomentar a geração de emprego e renda e desta forma garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida da comunidade.
A elaboração dos projetos arquitetônico, estrutural e complementares básicos, e cronograma de obra e orçamento ocorreu em 2013, quando o projeto do Centro de Cultura de Minaçu foi cadastrado e apresentado ao Ministério da Cultura, cuja aprovação foi concedida quase dois anos depois, em julho de 2015, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991).
A Conexão Cidadã, autora da proposta do projeto cultural, é uma entidade sem fins lucrativos que foi constituída em 2.011 com o objetivo de contribuir de forma positiva com a transformação da realidade local. Para tanto, a Instituição se apoia na transparência, sustentabilidade, solidariedade, cooperação, cuidado e atitude, como valores indispensáveis nesse processo sem qualquer vinculação política, partidária e ou religiosa.
Atualmente a ONG é administrada pela diretora-geral Andréia Arruda de Oliveira, tendo como auxiliares a diretora administrativa, Deusa Gomes de Freitas Moreira e o diretor Financeiro, Wilfredo Montero Gallardo que é também o engenheiro civil responsável pelo desenvolvimento do projeto estrutural e de projetos técnicos complementares.
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte