(62) 3626-6872
Home     Notícias
GOIÁS NA FRENTE

Mais recursos para o interior

Governador libera 1ª e 2ª parcelas para mais 40 municípios realizarem obras de infraestrutura: uma gestão de parcerias


Publicado em 08 Agosto 2017

|   Compartilhe esta página:    

Renato Conde
Valmir Pedro comemora o recebimento de recursos para obras em Uruaçu
Valmir Pedro comemora o recebimento de recursos para obras em Uruaçu

O governador Marconi Perillo liberou a 1ª e 2ª parcelas do Goiás na Frente para 40 municípios goianos. A solenidade foi realizada na quinta-feira (3), e reuniu, além dos prefeitos, o vice-governador José Eliton, deputados, vereadores, representantes classistas e moradores dos municípios contemplados. 28 municípios goianos receberam a primeira parcela dos convênios e, outros 12, receberam já a segunda parcela. Os valores, oriundos do Tesouro Estadual, ultrapassam os R$ 9,2 milhões e são destinados ao atendimento das demandas definidas pelos próprios gestores municipais.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Tayrone Di Martino, "63 cidades já receberam a primeira parcela do programa, e outras 35 já foram contempladas com a segunda parcela". O secretário destacou também que "a contrapartida devida aos municípios, pela primeira vez na história de Goiás, é de apenas 1%".
Marconi Perillo iniciou seu discurso falando diretamente aos prefeitos, ao dizer que "não estamos brincando de republicanismo. Eu sempre exercitei a democracia ao longo dos meus quatro mandatos, e o José Eliton tem feito a mesma coisa". Os prefeitos escolheram as prioridades de seus municípios, onde o dinheiro será aplicado.
O vice-governador e coordenador do Goiás na Frente, José Eliton, enumerou os municípios visitados por ele e Marconi Perillo para a entrega de recursos, "mais de 150 cidades" que estão com obras e serviços em andamento "em todas as regiões". "Essas obras estão transformando Goiás", frisou e conclamou os prefeitos a agilizarem a documentação necessária para a liberação dos recursos, "porque nós temos pressa para seguir em frente, para mostrar ao Brasil um Estado que avança e prospera". José Eliton frisou que, até o final de agosto, todos os municípios terão sido visitados, mas que, "até o final de novembro vamos percorrer mais uma vez todas as cidades para acompanharmos o andamento das obras".
O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), no ato representado os demais gestores, disse que "está evidente nos olhos das pessoas a alegria que elas estão sentindo por verem as ruas sendo asfaltadas, as praças mais bonitas, as cidades organizadas, tudo isso graças ao Goiás na Frente". 
Ele destacou ainda que "Goiás vive um momento ímpar, diferente da maioria dos estados brasileiros, pois está avançando, com todos os 246 municípios goianos unidos ao Governo do Estado".
O prefeito de Amaralina, Vandeilson Lima, aproveitou para afirmar ao Diário do Norte e agradecer o governador Marconi Perillo pela criação do programa, numa época de crise aguda e de poucas receitas para os municípios. "As prefeituras goianas contam com esse apoio do governador, fundamental nesse momento de crise intensa", disse o prefeito. 
O deputado Júlio da Retífica fez questão de participar do evento e disse que o Governo de Goiás faz história usando recursos para ajudar os municípios, em todas as regiões do Estado. "Essa é uma ação que não existe em nenhum outro estado. Os prefeitos, de todos os partidos, sabem que podem contar com esses recursos, que são utilizados em obras indicadas por eles e pela comunidade dos seus municípios. 
O prefeito de Posse, Wilton Barbosa, agradeceu o vice-governador e ao governador Marconi pelo apoio à sua cidade, em particular, e à Região Nordeste, em geral. "No passado a nossa região era conhecida como 'Corredor da Miséria', mas hoje a realidade é outra, com a chegada dos investimentos que estão mudando para melhor o Nordeste", comemorou Wilton.
Já o deputado estadual Helio de Sousa, que fez questão de participar do evento, lembrou de quando foi prefeito de Goianésia. Ele disse que naquela época o Governo repassava somente o que era devido aos municípios. "Hoje, com o Goiás na Frente, os prefeitos podem planejar obras e investimentos para os quais eles não teriam recursos. Isso é muito importante numa época de crise aguda que vive o País", afirmou. 

 

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção