*Publicidade

Home     Notícias
SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

Juiz determina que Celg solucione problemas na transmissão de energia


Publicado em 01 Dezembro 2012

Sheilismar Ribeiro

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Enquanto em Uruaçu, a população enfrentaram dificuldades pela falta de abastecimento de água, em São Miguel do Araguaia os moradores sofrem perdas e danos pela falha na rede de transmissão elétrica. O juiz de direito da comarca, Rodrigo de Melo Brustolin condenou a Celg a providenciar, até o final do mês de novembro, intervenções técnicas necessárias para garantir a continuidade no fornecimento de energia elétrica. A deficiência do serviço de transmissão de energia elétrica naquela cidade foi levada ao conhecimento do Ministério Público, no início de 2011 quando os moradores reclamaram do aumento do número de interrupções em Luiz Alves, distrito e porto turístico de São Miguel do Araguaia. 

A demora cada vez maior para os reparos devidos que, na época, levavam de três a cinco horas para serem realizados, se o problema se desse durante o dia. Se a queda do serviço acontecesse à noite, o reparo só era realizado no dia seguinte. Diante dos fatos, a promotora de Justiça Cristina Emília França Malta solicitou à Celg informações sobre o problema. A direção da empresa alegou estar adotando medidas preventivas, ressaltando que as interrupções estariam sendo provocadas por fatores externos, e que nesses casos, foge ao controle da estatal. O desserviço trouxe dano, inclusive, ao Projeto de Irrigação de Luiz Alves, que teve duas de suas bombas de sucção queimadas. 

O MP buscou junto à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos a confecção de uma nota técnica com a finalidade de avaliar a qualidade do suprimento de energia fornecido pela concessionária no município. O levantamento apontou mais de 200 interrupções durante os seis primeiros meses de 2011 e, apesar de outras recomendações do MP. Com a perda constante de produtos, queima de aparelhos, diminuição na geração de renda dos moradores, além de outros agravantes sem solução levou a promotoria de São Miguel a entrar com Ação Civil Pública contra a Celg em setembro de 2012. Na liminar acolhida no início de novembro pelo Poder Judiciário, o MP exige adequações técnicas na linha de transmissão que promove o suprimento de energia em São Miguel do Araguaia.

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte