*Publicidade

Home     Notícias
niquelândia

Iniciadas obras da câmara

Novo prédio, maior e bem mais confortável, vai consumir R$ 3.040 milhões dos cofres públicos. Serão 2.887 metros de área construída e muito espaço no plenário


Publicado em 28 Outubro 2007

Euclides Oliveira - Niquelândia

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

euclides oliveira
Rochinha, Jefferson, Pe.Edilson, Geraldo e José Antonio da Caixa
Rochinha, Jefferson, Pe.Edilson, Geraldo e José Antonio da Caixa
A expectativa terminou. Com discrição e sem muito alarde, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Wilson da Silva Rocha Vidal, o Rochinha (PR) finalmente deflagrou, na manhã de quinta-feira (25), o início das obras das novas e modernas instalações do Legislativo local, que serão construídas ao longo de 10 meses, por 45 operários, até o final de setembro do próximo ano. Uma construtora de Goiânia venceu a concorrência pública aberta pela câmara para a obra, que está orçada em R$ 3.040.000,00.
Ao todo, a nova Câmara de Niquelândia terá 2.887 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, que serão edificados num terreno junto ao novo Fórum da cidade (que está em vias de ser inaugurado pelo Tribunal de Justiça de Goiás).
A área, inclusive, foi doada ao Legislativo pelo próprio TJ. Com ar condicionado e mais conforto, o plenário ocupará uma área de 339 m² (quase a metragem total do atual prédio, que tem 347 m²) o que permitirá que as sessões ordinárias sejam assistidas por um número de pessoas bem superior em comparação às 96 cadeiras existentes no espaço da Praça Luiz Taveira.
Uma antiga reivindicação dos parlamentares niquelandenses também foi contemplada no projeto avalizado por Rochinha: antevendo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa restabelecer o antigo número de vereadores em Niquelândia (que eram 13 na legislatura passada, contra 9 cadeiras na atual), o presidente da Casa de Leis deliberou pela construção de 14 gabinetes para os parlamentares, com 18 m² cada.  No acanhado prédio atual, além do gabinete da presidência, os eleitores de Niquelândia são atendidos pelos vereadores no corredor; em uma pequena sala; e no balcão da recepção; pela completa inexistência de espaços apropriados para tal fim.
Rochinha justificou o atraso dizendo que, prudentemente, preferiu aguardar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovar o edital da concorrência pública vencida pela construtora da capital, assim evitando que a obra pudesse ser paralisada por alguma eventual irregularidade no contrato. Eleito vereador pela primeira vez em 2004, Rochinha ocupa a presidência da câmara pela segunda vez consecutiva, tendo sido eleito em 2006 e reeleito por unanimidade em 2007. Ciente de que não poderá inaugurar a nova câmara na condição de comandante do Legislativo, Rochinha agradeceu aos colegas vereadores pelo apoio que recebeu para a viabilização da sua iniciativa.
"Com certeza, essa obra vem ao encontro do que a população de Niquelândia merece. É uma cidade que evolui a cada dia e que se desenvolve demais. Por isso, não podíamos pensar em uma construção apenas para hoje, mas para o amanhã e para o futuro. Com o meu empenho e dos meus colegas vereadores, lutávamos pela realização desse sonho desde 2005, 'pelejando' para que a construção realmente pudesse acontecer. Agora isso é fato, com a assinatura dessa ordem de serviço. E qualquer um que me suceder, vai trabalhar para concluir essa obra no prazo estabelecido para tal", afirmou o vereador Rochinha. Primeira sede é do ano de 1947 A primeira Câmara Municipal de Niquelândia, já com a cidade tendo a atual denominação, foi instalada há 60 anos, em 1947, numa sala de 4 m² dentro da então prefeitura da cidade, no casarão onde hoje funciona o Centro Cultural José Ermírio de Morais, na Praça da Matriz São José. Na década de 60, com a construção do atual prédio da prefeitura, o Legislativo niquelandense foi transferido para esse local, onde também funcionava num espaço muito apertado, situação que perdurou até o início da década de 80. No final de 1984, com a construção da nova rodoviária, o prédio do então terminal de ônibus, na Praça Luiz Taveira (mais conhecida como Praça da Câmara) passou a abrigar a atual Câmara Municipal. "A obra do novo prédio será de tamanha importância e relevância para o nosso povo, pois hoje não temos mais o 'aconchego' físico necessário para atender nossos eleitores", comentou o vereador Geraldo Antonio Soares (PSB). Com seis mandatos, ele é o parlamentar mais antigo em atividade no Legislativo de Niquelândia. O anúncio da obra foi feito por Rochinha no local onde a nova câmara será construída, na presença do próprio Geraldo Antonio e dos vereadores Gilmar Inácio Louredo; Adélio Antonio de Brito (Meio Quilo); Leontino Ferreira Pimentel; Maria Abadia Honório da Silva (Tia Abadia); e Neira Matos Ribeiro Araújo; de funcionários administrativos do Poder Legislativo, do secretário de Finanças de Niquelândia, José Antonio da Caixa (que representou o prefeito Ronan Rosa Batista); do engenheiro Jéferson Figueiredo Lobo (da Epecom Engenharia, que irá executar os serviços); e do padre Edilson José dos Santos (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia), responsável pelo ato de abençoar o projeto.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte