*Publicidade

Home     Notícias
colinas do sul

Incentivo ao pequeno produtor

Prefeita Cristina Adorno cria programa de Aração de Terras, responsável por melhorar as condições de áreas propícias para a agricultura, o que beneficia os produtores sem condições financeiras


Publicado em 16 Fevereiro 2008

Euclides Oliveira - Colinas do Sul

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

arquivo/diário do norte
Prefeita investe no pequeno produtor
Prefeita investe no pequeno produtor
Além de investir em hortas comunitárias, outro grande avanço em Colinas do Sul é o Programa Municipal de Aração de Terras, implantado na gestão da atual prefeita Cristina Adorno. Com a iniciativa, o município melhorou as condições de áreas propícias para a agricultura, beneficiando produtores que não possuíam recursos financeiros ou meios técnicos para tal. A prefeitura propiciou essas melhorias comprando um grande número de horas de serviço de sete tratores particulares, nos últimos três anos.
Entre 2005 e 2006, foram aradas as terras de 112 produtores, com a prefeitura custeando 986 horas de trator, perfazendo uma média de oito horas trabalhadas em cada uma das áreas. No período seguinte, entre 2006 e 2007, o programa de aração foi ofertado para 193 produtores, com o Executivo assumindo os encargos de 1.438 horas de trator. Porém, o gigantismo da ação está se dando no atual período: entre 2007 e 2008, nada menos que 252 produtores foram beneficiados com a ação, que resultou em 1.960 horas de máquinas trabalhando. O número de áreas plantadas em Colinas do Sul cresceu 450% em quase três anos, passando saltando de 200 hectares (2005/2006) para 900 hectares (2007/2008).
Esse incremento foi possível, segundo a prefeita, porque o município comprou, no ano passado, duas patrulhas agrícolas mecanizadas, zero quilômetro, com recursos obtidos a partir de emendas apresentadas no Congresso Nacional pelos deputados federais Leonardo Vilela (PSDB) e Pedro Chaves (PMDB). Com isso, o Executivo conseguiu elevar para nove o número de tratores que operam no programa de aração. Recentemente, justamente pelo incremento na produção agrícola em Colinas do Sul, Cristina Adorno foi agraciada com o Prêmio Imprensa, em Brasília. A cidade foi o único município goiano a ser agraciado com tal honraria.
"Quando iniciamos nossa administração, em 2005, nos deparamos com pessoas que, mesmo sendo donas de terras, não tinham condições de plantar. Nosso município, por seu turno, também não estava produzindo praticamente nada, em termos de grãos. Isso me deixou muito preocupada, porque as pessoas que moravam nas fazendas tinham que vir à cidade para comprar um quilo de arroz ou de feijão. Para se comprar um carro de milho, nossos moradores viajavam para outros municípios, pois aqui não havia esse cultivo em quantidade suficiente. Daí, investimos fortemente nesse programa, que hoje é uma referência em todo o Estado de Goiás", comentou a prefeita.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte