(62) 3626-6872
Home     Notícias
TROMBAS

Homens dão exemplo cuidando mais da saúde

Campanha Novembro Azul registrou mais de 200 atendimentos no município


Publicado em 04 Dezembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Irene Gil
Equipe da Secretaria de Saúde que organizou o Novembro Azul na cidade
Equipe da Secretaria de Saúde que organizou o Novembro Azul na cidade

Mais de 200 moradores do município de Trombas participaram no mês passado da Campanha de Prevenção ao Câncer da Próstata realizada pela Secretaria da Saúde. O "Dia D" da Campanha Novembro Azul aconteceu na UBS - Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Cláudio Alves Montenegro e teve como slogan a frase "Prevenir é Sempre o Melhor Remédio".
Os exames de sangue disponibilizados totalmente de graça aos homens com idade acima dos 40 anos foram realizados por um laboratório particular que presta este tipo de serviço ao município. A secretária de Saúde, Silvia Heliene Nunes da Silva, ressaltou a importância da ação preventiva e também do diagnóstico precoce que, segundo a medicina, favorece o tratamento e aumenta as chances de sobrevivência dos pacientes.
"Os cuidados com a saúde devem ser constantes durante toda a nossa vida, porém em relação aos homens quando se atinge idade acima dos 40 anos é preciso redobrar a atenção e investigar o corpo com mais propriedade e também com maior frequência. No mês de novembro nossa equipe aproveitou para orientar os homens sobre a importância da Campanha Novembro Azul", explicou a secretária Sílvia Heliene.
O Câncer de Próstata é considerado uma doença da terceira idade, tendo em vista que aproximadamente 75% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em pessoas com idade acima dos 65 anos. De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No entanto, a Sociedade de Urologia indica que o acompanhamento com um médico deve começar a partir dos 45 anos. Homens com histórico familiar de câncer, negros e obesos devem iniciar a rotina de exames um pouco antes, aos 40 anos.
Pesquisas apontam que nos últimos anos houve um aumento considerável nas taxas de incidência desta doença no Brasil, elevação que pode ser parcialmente justificada pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação, também em razão do aumento na expectativa de vida da população e pela evolução dos métodos diagnósticos utilizados nos exames, por isso os órgãos de Saúde reforçam mais ainda a importância da detecção precoce, que é de suma importância para a cura, o que pode acontecer de diversas maneiras.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção