(62) 3626-6872
Home     Notícias
CAMPINAÇU

Gestão sustentável da água

Escolas municipais de Campinaçu realizaram conferência para discutir gestão do recurso natural e evitar colapso nas nascentes que abastecem a cidade


Publicado em 08 Outubro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Escolas de Campinaçu realizam conferência e discutem gestão da água
Escolas de Campinaçu realizam conferência e discutem gestão da água

As escolas Aparecida Nogueira do Prado e Professor Dionésio Alves, de Campinaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram na quinta-feira (5) a "I Conferência Escolar pela Gestão das Águas". O evento idealizado pela professora Sueli Mônica Silva e pelo professor Mauro Alves foi promovido com a finalidade de debater mecanismos relacionados à gestão do recurso natural em busca de ações educativas de caráter ambiental e ocorreu no Centro Cultural Marcos Antônio Pires.
A conferência fez parte da conclusão de um trabalho na área da disciplina de redação e teve como principal objetivo discutir com as autoridades locais a gestão responsável da água, tendo em vista a escassez deste recurso, uma realidade preocupante em todo o País.
Durante a elaboração do projeto, os estudantes tiveram aula de campo, visitaram todas as nascentes próximas à cidade, especialmente a Lagoa dos Buritis, que é um ponto histórico no processo de povoamento do município. Neste local atualmente é considerado uma área protegida por Lei Municipal, criada através de um projeto desenvolvido pela professora Sueli Silva e alunos da Escola Aparecida Nogueira em 2012. Na época foram plantadas no local, segundo a professora, 500 mudas de plantas nativas, porém devido ao descaso, à falta de gestão e de fiscalização não resta nenhuma nesta área que já foi até arada para o plantio de milho. 
Agora, depois de denúncia feita junto ao Ministério Público, nesta gestão a área está sendo cercada e monitorada. "Ali onde se encontra os poços da Saneago, fontes que abastecem a cidade, hoje a lagoa secou", disse a professora.
Durante o evento, os alunos falaram com as autoridades locais, cobraram soluções imediatas e apresentaram formas simples que poderão garantir e proteger a continuidade de nascentes no município. Também foram apresentadas experiências que deram certo em outras localidades.
Prestigiaram o evento a secretária de Educação, Rosilei Aparecida; a engenheira ambiental e secretaria de Meio Ambiente, Gislaine Tavares; e o padre Geferson Santos, pároco da cidade; o pastor Ademar; e o vereador Sebastião Gomes, presidente da Câmara Municipal.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção