*Publicidade

Home     Notícias
mara rosa

Feira consolida cultura do açafrão

Terceira edição da Feiramar mostra potencial econômico do município com investimentos da prefeitura


Publicado em 10 Dezembro 2011

Sheilismar Ribeiro

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Com uma programação que incluiu festival gastronômico, palestras, mostra de artesanato, apresentações artísticas e culturais, feira de produtos e estandes institucionais, distribuídos em um ambiente decorado rústico, foi realizado de 9 a 11 de dezembro, 3ª Feira do Açafrão de Mara Rosa e Região (3ª Feiramar). A feira é realizada pela Prefeitura de Mara Rosa, através do prefeito Nilson Preto, em parceria com a Cooperaçafrão, Sebrae-Go, Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Associação Comercial e Industrial de Mara Rosa (Acimar), Universidade Federal de Goiás (UFG), Banco do Brasil, Secretaria de Educação de Mara Rosa e Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento tem por objetivo celebrar o potencial de produção da cidade (Mara Rosa é responsável por 90% da produção nacional de açafrão) do "Ouro do Cerrado Goiano".
A Abertura oficial da Feiramar aconteceu na Escola Municipal São Pedro e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento da Região Norte, Júlio da Retífica; representante do governador Marconi Perillo, do vice-prefeito Jhonny Lúcio, dos parceiros no empreendimento como o diretor Técnico do Sebrae, Wanderson Portugal; e a Superintendente Executiva da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, Andrea Aurora Vecchi; além da assessora para atração de novos investimentos Flávia Americano Bittencourt Roriz Fleury. As duas funcionárias da pasta estão engajadas no processo de aproveitamento da vocação econômica de Mara Rosa há dez anos e, na oportunidade, foram homenageadas com o título de cidadãs mararrosenses.
Flávia lembrou o esforço inicial para montar a Cooperaçafrão, que começou com 30 produtores durante reunião tumultuada na Câmara de Vereadores há 10 anos. "Hoje nós contamos com 98 cooperados e esperamos ansiosamente pela liberação de R$ 1,5 milhão pelo BNDES para a construção de nova agroindústria. Já contamos com a liberação do terreno, cedido pela prefeitura e acreditamos que no início de 2012 o contrato será assinado. Com a construção dessa nova agroindústria, Mara Rosa alavancará sua produção e exportará o açafrão, já em pó", explicou Flávia. No último levantamento apresentado, foi apontado que o trabalho local envolve cerca de 300 famílias com colheita de cinco mil toneladas de açafrão em 250 hectares de área plantada.
Júlio da Retífica apontou a satisfação do governador Marconi Perillo de franquear as portas do Palácio das Esmeraldas para o lançamento da feira durante café da manhã. O secretário ainda comparou o jeito de administrar de Marconi com o de Nilson, frisando que ambos venceram as dificuldades financeiras com otimismo e sugeriu que o lançamento da mostra também aconteça em Brasília. "O ano de 2012, será muito melhor para o Marconi porque ele já organizou a casa. Assim como o Nilson, ele encontrou o Estado numa situação financeira crítica, mas soube administrar com muita responsabilidade e criatividade e hoje vem superando todas as dificuldades", concluiu Júlio.
Responsável por integrar o projeto do Arranjo Produtivo Local (APL) em 2001, juntamente com produtores, comunidade, associações de classe, empresas, governo estadual e federal, ainda no seu primeiro mandato, Nilson Preto continua na busca incessante de avanço tecnológico, capacitação de mão de obra e melhoria do processo de produção com a mecanização, uma vez que o trabalho é feito manualmente. "Nós conseguimos fundar em 2003 essa cooperativa e agora buscamos junto ao BNDES a liberação de recursos que garantirá equipamentos para a aceleração e qualidade da colheita e distribuição do açafrão. Sinto-me plenamente realizado por acreditar na potencialidade do produto que, a cada dia, vem ganhando mais espaço na cozinha Brasileira, fomentando a economia de Mara Rosa", disse Nilson Preto.
O evento ainda foi acompanhado pelo presidente da Cooperaçafrão, Dalmo da Silva; pelo gestor de projetos do Sebrae em Goiás, Éder José de Oliveira; que acompanhou a implantação do Projeto de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do Açafrão de Mara Rosa; do presidente da Câmara de Vereadores, Adair de Oliveira Morais (Dairinho), do presidente eleito para a gestão de 2012, Genival Francisco da Silva (Gê), a rainha e princesa do açafrão de Mara Rosa, respectivamente, Marina Marques e Priscila Cândido. A população participou de oficinas gastronômicas e aprendeu receitas com o açafrão, desenvolvidas por chefs  goianos como Emiliana Azambuja, Humberto Marra e Tayane Siqueira. A primeira noite da festividade contou com programação cultural, animada pela apresentação musical do padre Junior Periquito, seguido pelo violeiro Almir Pessoa.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte