(62) 3626-6872
Home     Notícias
EXERCÍTO

Extinta 9ª Delegacia de Serviço Militar na cidade de Porangatu


Publicado em 06 Fevereiro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Pedro com Major Rodrigo na entrega de homenagem ao Capitão Rocha
Pedro com Major Rodrigo na entrega de homenagem ao Capitão Rocha

Depois da extinção do Tiro de Guerra 11-07 de Porangatu, fato ocorrido em 2013, na última terça-feira (31) foi extinta também a 9ª Delegacia de Serviço Militar da cidade. A solenidade de homenagens e despedida do então delegado de Serviço Militar Capitão Paulo da Boa Morte Rocha, aconteceu pela manhã no Centro Cultural. O prefeito Pedro Fernandes participou do evento.
A solenidade para exoneração do então delegado Capitão Rocha, contou ainda com a presença do Major do Exército Rodrigo da Silva Alves, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Brasília, que na oportunidade recebeu o cargo em nome da instituição. Também participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Andrade, acompanhado dos vereadores Walthan Glória, Valmir Martins e Roberto Sorveteiro; e ainda o subcomandante do 3º BPM - Batalhão da Polícia Militar de Porangatu, capitão Geovane Alves; o Capitão André, diretor do Colégio Militar Tomáz Martins; e dois secretários municipais: de Administração, Ronaldo Alves e de Educação Januária Sirqueira, além de outras autoridades.
A extinção da 9º Delegacia do Serviço Militar de Porangatu foi uma determinação do Exército Brasileiro, com base na portaria de número 137, de 1º de julho de 2016. Porém mesmo com a destituição da unidade, no local ainda permanecerá funcionando a Junta Militar, que manterá os serviços de Alistamento Militar e emissão de CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação, o chamado Certificado de Reservista, documento obrigatório aos homens acima de 18 anos que tem como finalidade comprovar a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, Marinha ou da Aeronáutica (Forças Armadas Brasileiras).
O Tiro de Guerra 11-07 de Porangatu foi instalado na cidade em 1973, tendo como primeiro comandante o então Sargento Azael. A última turma formada pelo Tiro de Guerra foi no ano de 2011, comandada pelo subtenente Cairo.
Em relação à gestão do delegado da 9ª Delegacia do Serviço Militar, o Capitão Paulo da Boa Morte Rocha permaneceu no cargo durante o período de dois anos. Segundo o comando maior da instituição, ele será transferido para a Base Administrativa do Quartel General do Exército em Brasília, cargo que o capitão deverá assumir no mês de março.
 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção