*Publicidade

Home     Notícias
EDUCAÇÃO

Escola realiza IV Celebração da Consciência Negra em Minaçu

Iniciativa visa valorizar aspectos da cultura afro-brasileira por meio da inserção do conteúdo na grade escolar


Publicado em 20 Novembro 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Prefeito Maurides, primeira-dama Maria Nunes, diretora Elisvânia, escritora Madu com grupo de crianças
Prefeito Maurides, primeira-dama Maria Nunes, diretora Elisvânia, escritora Madu com grupo de crianças

A Escola Municipal Jovino Seabra Campos, de Minaçu, realizou entre os dias 17 e 18, a IV Celebração da Consciência Negra. O evento que tem como objetivo central a valorização da Cultura Afro-Brasileira, por meio da inserção do conteúdo na grade escolar, teve como parceiras a Prefeitura de Minaçu, Secretaria de Educação, SAMA Mineração e Associados, UEG - Universidade Estadual de Goiás, Sebrae, ONG - Conexão Cidadã,  Comunidade Quilombola e da vice-prefeita Líria Sene.
Durante o evento foram realizadas diversas atividades culturais: apresentação de números teatrais, oficinas de percussão, tranças de cabelo e pintura em unhas; teve ainda recitação de poesias; apresentação de filmes, danças folclóricas tradicionais da cultura Afro-Brasileira e contação de histórias com a escritora Madu Costa, de Belo Horizonte (MG). O escritor Davi Idair, de Inhumas, também esteve na IV Celebração da Consciência Negra. Quem esteve no evento pode participar ainda de uma palestra sobre Empreendedorismo ministrada pelo Sebrae.
Em uma roda de conversas, a escritora Madu falou sobre a Lei 10.639 (LDB - Lei das Diretrizes Básicas da Educação Nacional) de 3 de janeiro de 2003, que torna obrigatório a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira.
O prefeito Maurides Rodrigues, a primeira-dama Maria Nunes, Lúcia Barbosa, mulher do prefeito eleito Nick Barbosa, os vereadores Raimundo Nonato e Rodolfo Torres e o Secretário de Educação, Gildásio Macedo; foram prestigiar o evento. O prefeito Maurides falou da satisfação que sente ao ver um projeto tão importante ser desenvolvido no município de Minaçu e parabenizou os professores e alunos pela grandeza da mostra de cultura.
A escritora Madu Costa ressaltou também os resultados positivos do projeto Celebração da Consciência Negra e disse que a Escola Municipal Jovino Seabra está de parabéns pelo trabalho. "Tenho o maior prazer de sair de minha cidade e do meu Estado mineiro para vir aqui participar deste evento, pois as atividades desenvolvidas neste projeto servem de verdadeiro exemplo de como se deve trabalhar a diversidade cultural da nossa gente", disse a escritora.
A diretora Elisvânia Pereira Barbosa disse que todos profissionais da escola (professores e equipe de servidores administrativos) se envolveram na ação no intuito de trabalhar a valorização da cultura negra, conforme as diretrizes do projeto, levando os alunos a compreensão da diversidade étnica-cultural e assim compreenderem que cada povo possui sua identidade própria e que essas diferenças presentes nas crenças e costumes são importantes para a construção da história do país e organização social. "A IV Celebração da Consciência Negra é para todosnós um sonho que se tornou realidade", afirmou a diretora Elisvânia.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte