(62) 3626-6872
Home     Notícias
SÃO MIGUEL

Encontro debate automutilação

Evento foi direcionado à valorização da vida com profissionais ligados a órgãos que cuidam de crianças e adolescentes. Número de casos preocupa


Publicado em 17 Setembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Bruna Tomazetti realiza palestra em São Miguel do Araguaia: casos de automutilação preocupam autoridades
Bruna Tomazetti realiza palestra em São Miguel do Araguaia: casos de automutilação preocupam autoridades

Diante de uma quantidade preocupante de casos de automutilação no município envolvendo adolescentes, o Conselho Tutelar de São Miguel do Araguaia promoveu um encontro com lideranças ligadas aos órgãos que cuidam de crianças e menores para discutir o assunto. O evento batizado de "1º Colóquio de São Miguel do Araguaia", que significa bate-papo ou conversa, aconteceu na quinta-feira (14), no espaço de festa Tropical Eventos.
Representantes de várias entidades religiosas, redes de atendimento do município, diretores e outros funcionários de escolas e autoridades políticas participaram da reunião, entre elas os vereadores Edson Vicente da Silva, Renato Morais, Professor Wellington Mendonça, Gean Patric e Petrônio Dias; a secretaria de Ação Social, Ely Pereira Carvalho; o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, deputado estadual Carlos Antônio; a presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de São Miguel, Nilma Aparecida do Carmo Silva; o presidente da OAB-Subseção São Miguel, Juliano Gomes Cirqueira, além de conselheiros tutelares de Bonópolis.
O presidente do Conselho Tutelar de São Miguel, Lucas Freitas, comentou que a quantidade de casos de automutilação tem preocupado muito as autoridades e explicou que em conversa com os demais integrantes do órgão chegou-se à conclusão que a alternativa mais viável seria construir uma espécie de rede multiplicadora de informações com o objetivo de proteger as crianças e adolescentes em um esforço conjunto com as famílias. O tema já havia sido discutido anteriormente na cidade e segundo explicou Lucas Freitas, um dos causadores do problema que estaria gerando transtornos na sociedade do município seria ainda o jogo virtual "Baleia Azul".
O tema foi debatido de forma bem detalhada durante palestra proferida dentro da programação do evento pela palestrante e psicóloga Bruna Tomazetti, que destacou a valorização pessoal e a participação da comunidade, alertando sobre os sinais de depressão que podem acontecer na infância e na adolescência, os quais com passar do tempo, segundo ela, podem levar a vítima ao suicídio. O Grupo "Esquadrão de Cristo" fez uma apresentação também retratando o tema.
Para confirmar a gravidade da situação, durante a palestra uma criança que não teve a idade revelada interrompeu a psicóloga e sensibilizou o público ao relatar chorando que uma amiga dela estaria passando pelo problema. 
O Conselho Tutelar de São Miguel do Araguaia é composto por cinco membros. Além do presidente Lucas Freitas, fazem parte do órgão as conselheiras Káren Kristiny Pereira de Oliveira, Lucimar Pureza Martins Pereira, Lúcia da Silva Ferreira Oliveira e Simone Dias Sousa.
Ao concluir a palestra, ficou decido pelo grupo a necessidade de se realizar um trabalho em parceria com todas as instituições e, aceitando proposta do Conselho, foi criado um grupo intitulado "Sentinelas do Bem" que ficará encarregado de cadastrar instituições e órgãos do município e promover reuniões através das redes sociais e manter a comunicação entre os líderes. 
"Esta foi a forma que encontramos para proteger nosso município e reduzir o número de ocorrências que colocam as crianças, adolescentes e a sociedade em geral em situação de risco. Desta forma as nossas ações poderão ser realizadas simultaneamente e com certeza atingiremos o problema com mais eficiência. Todos os presentes apoiaram a criação do grupo e entenderam a necessidade de trabalhar juntos", destacou o presidente Lucas Freitas.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção