(62) 3626-6872
Home     Notícias
PORANGATU

Edmilson faz balanço de gestão

Vereador apresenta detalhes das ações realizadas durante 2017, parcerias e realizações em prol da comunidade


Publicado em 21 Janeiro 2018

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Ascom/Câmara
Ex-presidente Edmilson, ao lado dos demais vereadores, na entrega das chaves de um veículo ao prefeito
Ex-presidente Edmilson, ao lado dos demais vereadores, na entrega das chaves de um veículo ao prefeito

O ex-presidente da Câmara Municipal de Porangatu, vereador Edmilson Domingos de Andrade (DEM), apresentou com exclusividade ao Diário do Norte um balanço das ações parlamentares que foram desenvolvidas em 2017 e considerou o resultado dos trabalhos altamente positivo. A atuação do presidente foi pautada, segundo ele, pela transparência e aconteceu de forma harmoniosa, onde os ideais partidários saíram de cena para dar lugar aos atos extremamente democráticos.  
Eleito por duas vezes consecutivas, uma pelo PMDB e a última pelo Democratas, Edmilson Andrade, que liderou uma Mesa Diretora formada por vereadores filiados a partidos de aposição ao grupo político do atual prefeito, disse que a missão da Casa Legislativa no ano passado foi cumprida na íntegra, tendo em vista que as decisões tomadas pelos parlamentares tiveram como propósito assistir a comunidade porangatuense e durante as sessões ordinárias diversos projetos do Poder Executivo foram aprovados.
O ex-presidente apresentou uma extensa lista de matérias que foram encaminhadas pelo Poder Executivo, projetos que receberam o aval dos vereadores, entre elas a que garantiu a concessão dos serviços de saneamento básico (tratamento de água e esgotamento sanitário) à Saneago por mais três décadas. "Este projeto sobre a renovação da concessão da Saneago foi um assunto muito bem discutido, pois se trata de uma contratação a longo prazo, serão 30 anos em que a companhia ficará na gestão desse serviço e um projeto tão importante não poderia ser aprovado com tanta rapidez, tendo em vista que o tema é complexo e foram necessárias diversas emendas para respaldar o contrato e assim evitar que o município ficasse no prejuízo, a exemplo do projeto celebrado anteriormente", disse.
Mas durante o exercício 2017 a Câmara Municipal também fiscalizou as ações do Executivo e, inclusive, derrubou um veto do prefeito relacionado ao Portal da Transparência. "Nós nunca deixamos de assumir com muita responsabilidade o nosso papel de fiscalizador público, pois fomos eleitos para fiscalizar e representar bem a população de Porangatu e temos feito isso de cabeça erguida. No momento certo de fiscalizar e cobrar do prefeito nós nunca deixamos de fazer o nosso papel. Esse veto que derrubamos estava relacionado à Lei aprovada na Câmara Municipal em 2017 que obriga o município a divulgar no Portal da Transparência informações sobre remédios disponíveis em estoque", esclareceu Edmilson.
No exercício 2017, o então presidente Edmilson Andrade teve a ousadia de contratar uma empresa especializada para realização de concurso público e assim regularizar definitivamente a situação de alguns postos de trabalho. "Ainda em 2015 quando presidimos a Câmara Municipal pela primeira vez já havia a cobrança do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios em relação à aplicação deste concurso e como tivemos a grata oportunidade de sermos eleito mais uma vez presidente da Casa, discutimos com os demais membros da Mesa Diretora e juntos decidimos então aplicar o concurso. O processo não é tão simples, desde o mês de julho estamos trabalhando, nos organizando e foi já no fim da gestão que conseguimos concretizar o projeto", explicou o vereador.
A Câmara Municipal está oferecendo seis vagas: sendo uma para Auxiliar de Serviços gerais, uma para Assistente de Gerente e Gestão, outra para Assistente de Gerente de Áudio, Rádio, Televisão e Gravação, uma para Controlador Interno e a última para Motorista. A primeira e a última vaga exigem Ensino Fundamental Primeira Fase; já a segunda e a terceira são para candidatos que tenham pelo menos o Ensino Médio completo, enquanto que para a vaga de controlador interno só pode concorrer quem concluiu o Ensino Superior.
Edmilson investiu também em melhorias na estrutura física do prédio da Câmara Municipal de Porangatu. Um dos investimentos foi na construção de um anexo destinado ao almoxarifado e ao arquivo morto. A obra que se encontra em ritmo acelerado começou ainda na gestão do ex-presidente Edmilson e terá área construída de 135,18 metros quadrados, térreo e primeiro pavimento. Aprovada por meio de processo licitatório sob o n° 1718/2017 e convite n° 006/2017, a obra foi contratada por aproximadamente R$ 150 mil.
Segundo Edmilson, a obra que está sendo executada é uma necessidade primordial do Poder Legislativo, tendo em vista que a sala atual do arquivo morto não é mais suficiente para atender a grande demanda de volumes de balancetes e documentos dos poderes Executivo e Legislativo, pois são documentos arquivados nos últimos 69 anos.
Além disso, tendo como objetivo oferecer melhores condições aos vereadores no exercício de suas funções legislativas, a atual sala de comissões será ampliada para a implementação do plenário de número dois, onde as comissões temáticas se reunirão para deliberar sobre projetos do Poder Executivo, inclusive contando com participação popular. Atualmente no espaço, atividades desta natureza são praticamente impossíveis de serem realizadas. "O atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Waltham Glória, certamente com a visão e experiência que ele tem da gestão pública, dará sequência a estas obras que em breve serão concluídas", ressaltou o vereador Edmilson Andrade.
Já nos últimos dias de sua gestão na presidência da Câmara, Edmilson Andrade fez a doação de um Chevrolet Meriva, ano 2010 e modelo 2011, para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O veículo foi entregue ao prefeito Pedro Fernandes (PSDB). Na ocasião estavam presentes os vereadores Clodoaldo Santinelo (MDB); Durão da Herbalife (PRB); Cleoci do Salão (PC do B); Waltham Glória (PHS); Andrezinho da Contec (PSDB); Tunico da Ambulância (PSB); Valmir Martins "Du Couro" (PTB); e Roberto Sorveteiro e Pedro de Almeida Rodrigues, ambos do PSC.
O ex-presidente agradeceu a participação de todos os demais vereadores na gestão 2017 e disse que concluiu a missão amparado pelo sentimento de dever cumprido. "A gente não pode deixar de agradecer aos vereadores, pois eles todos tiveram participação direta em todas as conquistas que alcançamos, começando pelos integrantes da Mesa Diretora,tendo em vista que sozinho a gente não consegue fazer nada e eu não poderia deixar passar este momento sem agradecer a todos os vereadores que ajudaram na nossa gestão. Nossos agradecimentos também aos servidores da Casa, desde os auxiliares de serviços gerais aos integrantes dos departamentos jurídicos e contábil. Aqui é uma casa de união", afirmou Edmilson.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção