*Publicidade

Home     Notícias
ARTES CÊNICAS

Dois grupos de teatro de Porangatu no TeNpo 2012


Publicado em 24 Novembro 2012

Sheilismar Ribeiro

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

De 5 a 9 de dezembro acontecerá em Porangatu, a 11ª Edição da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo 2012). Dois grupos de teatro de Porangatu poderão apresentar seus trabalhos e também o talento que vem sendo aperfeiçoado a cada espetáculo produzido. Entre a relação dos oitos grupos de artes cênicas selecionados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) estão: A Engenhoca Imaginária, do grupo Caravana da Alegria; e a Viagem do Barquinho, do grupo Trem de Doido. 
Em atendimento às reivindicações dos participantes, a Secult exibe no dia 5 (quarta-feira), logo após a solenidade de abertura das atividades do evento, o grupo Teatro Mágico. O grupo está na estrada há cerca de oito anos e o novo trabalho da trupe é o projeto "A Sociedade do Espetáculo", completando a trilogia da Cia musical O Teatro Mágico. "A Sociedade do Espetáculo" tem seu diferencial na inovação estética musical capaz de reunir elementos da música internacional com uma forte brasilidade, fazendo, assim, uma fusão de ritmos. Também foram escolhidos para engrandecer a mostra, os seguintes espetáculos: A Farpa (Cia Mínima); Moulin Rouge; Retrato em Preto e Branco (Giro 8 Cia De Dança); O Sumiço da Carroça (Cia D´humor); Lições de Motim (Anthropos Cia De Arte); Plural (Cia Teatro Nu Escuro). 
 
NOVIDADE
Entre as novidades de 2012, será realizado durante o TeNpo o 1º Debates Vivo EnCena, um programa cultural da empresa Vivo para as artes cênicas que será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro. O Vivo EnCena tem como pilares os conceitos atuais de gestão cultural, ser digital e sustentabilidade que terá como tema "O TeNpo e os modos de produção na pluralidade cultural brasileira contemporânea". No dia 8, será realizada a Mesa Redonda "Sustentabilidade e Prospecções para o Teatro: Gestão de Grupos", com mediação de Bruno Peixoto (Diretor do Grupo de Teatro GTI - GO) e participação dos diretores André Filho (Cia Fiandeiros de Teatro - PE) e Paulo de Moraes (Grupo Armazém de Teatro - RJ). 
No dia 9, haverá a Mesa Redonda "Cultura, Digital e Mercado: Novas Práticas", com mediação de Hélio Fróes (Diretor da Cia de Teatro NuEscuro - GO) e participação de Claudia Schulz (Gestora Nacional do Palco Fora do Eixo - RS) e Rubens Velloso (Diretor da Phila 7). O Vivo EnCena estimula a conexão  de projetos e promove o intercâmbio de pessoas em diferentes estágios de suas carreiras. A ideia é pensar o teatro além do espetáculo, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ações transformadoras no âmbito das artes cênicas.  
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte