(62) 3626-6872
Home     Notícias
68 ANOS

Desfile cívico marca mais um aniversário de Porangatu

Prefeitura realiza desfile que fez menções à cultura, meio ambiente e outros temas


Publicado em 05 Setembro 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Desfile cívico para comemorar o aniversário de 68 anos da cidade de Porangatu
Desfile cívico para comemorar o aniversário de 68 anos da cidade de Porangatu

Um grandioso desfile, que envolveu a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, entre estudantes, pais de alunos e servidores municipais, marcou o aniversário de emancipação política de Porangatu no dia 25 de agosto, data na qual a cidade comemorou 68 anos. O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, sob o comando da primeira-dama Vanuza Valadares, e teve o apoio das demais secretarias da prefeitura, uma festa tradicional que havia sido esquecida e que foi resgatada pela atual administração. Em virtude da campanha política, o prefeito Eronildo Valadares, que é candidato à reeleição, não pôde participar da festa e foi representado por Vanuza Valadares e pelo vice-prefeito Galeno Guimarães.  
Divididos em blocos e com temas bem definidos, os participantes desfilaram pela principal Avenida de Porangatu carregando faixas e cartazes alusivos à data. A manifestação cívica foi aberta pela Cultura. Porta-bandeiras que conduziram os símbolos do município, Estado e da Federação Nacional fizeram frente sob o ritmo da fanfarra de aluno e da Banda Municipal Maestro Silvio de Brito. Estudantes e servidores do Centro Cultural e do Museu Ângelo Rosa de Moura também participaram do primeiro bloco.
Os estudantes da Educação Infantil, composta pelos Centros Municipais de Educação Infantil na modalidade creche/escola apresentaram o tema "A Magia do Circo". Escolas da zona urbana e rural apresentaram seus projetos para a comunidade e exaltaram temas como a "Magia do Educar"; incentivaram a leitura e relembraram clássicos da Literatura Infantil como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato; demonstraram a importância da Educação Inclusiva, enalteceram os avanços da Educação no município, defenderam a preservação ambiental e o equilíbrio ecológico, apresentaram relatos históricos do município e também destacaram as "Olimpíadas". O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvidos com os estudantes pela Polícia Militar em parceria com o município e a Secretaria Regional de Educação, também recebeu destaque. 
Outro tema lembrado na festa em comemoração ao aniversário de Porangatu foi o carnaval de rua. Alegorias como os símbolos tradicionais dos blocos carnavalescos antigos e da atualidade foram levados para a avenida, entre eles "Mata-Cobra" e "Jiboia" "Bloco dos Peixes" e a sensação do momento "Galinha das Seis e Meia".
A Secretaria de Assistência Social, com participação dos servidores, mostrou os projetos desenvolvidos no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social; SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Grupo dos Idosos; Projeto "Um Dia de Princesa" e Bolsa Família. Já o Esporte destacou as Escolinhas de Iniciação Esportiva; os atletas municipais e as equipes de Jogos Estudantis. A Coleta Seletiva, o reflorestamento e a importância de ações de proteção à água foram temas apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente. A Secretaria de Agricultura destacou o projeto da "Agricultura Familiar" que atende centenas de pequenos agricultores do município.
As conquistas nas áreas da Saúde Pública Municipal, Recursos Humanos e Administração, assim como as aquisições da Secretaria de Transportes com destaque para a frota de veículos, máquina e implementos agrícolas também ganharam visibilidade no desfile do aniversário de Porangatu.
Para encerrar a celebração em grande estilo, a primeira-dama Vanuza Valadares cortou o bolo de aniversário ao lado de autoridades e com o auxílio das debutantes que vão comemorar o aniversário de 15 no projeto "Dia de Princesa". O bolo de aproximadamente 15 metros e pesando de cerca 200 quilos foi distribuído para a comunidade.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção