(62) 3626-6872
Home     Notícias
COVAM

Consórcio busca recursos

Prefeitos de seis municípios se unem para investir na construção de aterros sanitários coletivos. Reunião discute o financiamento das obras. Eles também querem um hospital


Publicado em 12 Novembro 2017

Juvenal Junior

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Prefeitos, secretários e representantes de mineradoras reunidos para discutir a implantação de um consórcio
Prefeitos, secretários e representantes de mineradoras reunidos para discutir a implantação de um consórcio

Em mais reunião do COVAM (Consórcio Vale do Minério), composta por seis municípios da Região do Vale São Patrício (Santa Terezinha, Pilar de Goiás, Crixás, Guarinos, Campos Verdes e Uirapuru), prefeitos discutiram a busca de recursos para dar início à construção do aterro sanitário que atenderá os seis municípios consorciados. Os prefeitos também colocaram em pauta a construção de um hospital em Santa Terezinha de Goiás, que funcionaria de forma regional para atender os seis municípios, dando mais qualidade de vida para toda comunidade dos municípios.
Na reunião da semana passada, participaram também representante da mineradora Serra Grande, de Crixás; e da Brio Gold, de Pilar de Goiás. De acordo com o prefeito Marcos Cabral, de Santa Terezinha de Goiás, a participação das mineradoras é de suma importância, uma vez que elas atuam na região e produz resíduos que necessitam de local adequado. "Por isso buscamos uma PPP (parceria público privado) com as mineradoras para participar com os municípios na construção do aterro. Entendemos que essa parceria pública privada vai gerar bons frutos, e quem ganha com isso é o meio ambiente e, sobretudo, a população", disse Marcos.
Durante a reunião, os prefeitos também destacaram a importância de se construir um hospital regional para atender os seis municípios consorciados. "Teremos um hospital com capacidade para atender os seis municípios, com médicos especialistas, onde poderemos fazer a pactuação com o SUS neste hospital. E nos poderemos dar ainda qualidade de saúde na região e, sobretudo, dar sobrevida aos pacientes que necessitam de um hospital com melhor qualidade de atendimento. Acreditamos que juntos e com o apoio dos governos do Estado e Federal, poderemos pleitear recursos para iniciar mais esse projeto já no começo do ano", disse Marcos.
Segundo os prefeitos, o COVAM foi criado com o objetivo de construir um aterro sanitário coletivo para atender os municípios.  "O objetivo é criar um aterro num local estratégico, onde todo o material dos municípios seria processado neste aterro, que possivelmente contará também com uma usina de produção de energia limpa, através do lixo", disseram. "Os municípios também contariam com uma central de separação de lixo, gerando emprego e renda para centenas de famílias", pontuaram.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção