*Publicidade

Home     Notícias
EM NIQUELÂNDIA

Congada tem patrocínio da Anglo

Mineradora patrocinou festa por ser uma ação cultural-religiosa tradicional em louvor à Santa Efigênia


Publicado em 31 Julho 2016

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

CARLOS PORTUGUÊS
Festa da Congada de Santa Efigênia, tradição de 200 anos em Niquelândia
Festa da Congada de Santa Efigênia, tradição de 200 anos em Niquelândia

Católicos lotaram as duas missas campais realizadas na manhã e na noite do feriado municipal da segunda-feira (25) em Niquelândia, por ocasião da tradicionalíssima Festa em Louvor a Santa Efigênia. A histórica capela em homenagem à santa, localizada no tradicional bairro de mesmo nome, foi erguida em 1812. O local sagrado encontra-se relativamente bem preservado, apesar dos mais de 200 anos de existência. Nos nove dias da festa (a novena teve início no sábado/16) a congada da Associação Comunitária de Santa Efigênia fez várias apresentações para resgatar uma das maiores tradições da cidade do Norte do Estado, resistindo ao tempo e passadas de pai para filho. Lembrança dos festeiros mais velhos em Niquelândia atestam que as congadas (de origem africana, que mesclam dança, música e devoção) surgiram no Quilombo Xambá (onde viviam negros fugidos de senzalas de diversas localidades de Goiás). 
Após a missa celebrada por Frei Gilberto de Jesus, pároco da Igreja Matriz de São José, a Congada de Santa Efigênia (devidamente paramentada com roupas brancas; faixa vermelha com lenços à cintura; e lenço branco na cabeça, preso com uma faixa decorada com medalhas e penas) desenvolveu a dança em frente à igreja: duas filas paralelas de congadeiros cantaram e dançaram usando instrumentos (como viola, pandeiro, bumbo e ganzá, espécie de chocalho em forma de cilindro), sempre acompanhando o som entoado pelos participantes que estavam à frente. Nos nove dias de novena, houve cortejo; procissão; missas; e os almoços de confraternização oferecidos pelo imperador e a imperatriz. Isso sem falar dos bingos; leilões de prendas (como frango assado e leitoa) e barraquinhas com variados doces, salgados e refrigerantes. 
E a ligação dos congos com Santa Efigênia não é por acaso, por ela ser uma das poucas santas negras (a exemplo de São Benedito) da Igreja Católica. A história conta que Efigênia (ou Ifigênia) virou santa por seu histórico de lutas, tendo sido a responsável pela disseminação do catolicismo na Etiópia, um dos países mais pobres da África. Santa Efigênia, entre os católicos, é considerada a "advogada contra incêndios e protetora da moradia". Seus devotos também fazem orações para pedir a graça de conseguir comprar a casa própria: nos braços, a imagem de Santa Efigênia carrega justamente um imóvel. Por força desse histórico legado cultural do festejo em Niquelândia, a mineradora Anglo American novamente ofertou patrocínio ao evento, com base em sua Política de Investimento Social.

A PALAVRA DA IGREJA CATÓLICA
"Essa festa foi, com certeza, uma ótima oportunidade de rever e de aprender com a história de Santa Efigênia; e também de crescer junto com ela. Não é a toa que essa devoção belíssima de dois séculos ocorre aqui em Niquelândia, relembrando a história da evangelização do município. No passado, era muito comum pegar as imagens dos santos negros para poder, dessa forma, evangelizar os que eram índios e negros mostrando a existência de pessoas que, independentemente da cor, serviram profundamente a Deus. Hoje, os congos são aqueles que devem guardar esse tesouro cultural porque foram os primeiros a seguir o exemplo de Santa Efigênia pois, em função disso, é que mudaram sua vida e sua caminhada. Porém, não basta dançar no Dia de Santa Efigênia mas sim lutar para que essa cultura possa cada vez mais crescer, não apenas entre pai para filho, não apenas entre as famílias que cultivam essa tradição, mas sim em todo o nosso povo de Niquelândia", afirmou Frei Gilberto, em sua homilia durante a celebração. Naquele dia, também se comemorou o dia de São Tiago e de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O prefeito Luiz Teixeira (PSD), presente à festa naquele dia, disse que o Poder Executivo ofertou apoio logístico às necessidades estruturais do evento religioso, como já ocorre ao longo dos anos.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte