*Publicidade

Home     Notícias
PORANGATU

Conferência Regional estabelece princípios e diretrizes à saúde


Publicado em 29 Agosto 2015

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Eronildo fala durante Conferência Regional da Saúde em Porangatu
Eronildo fala durante Conferência Regional da Saúde em Porangatu

Representantes de treze municípios da Região Norte participaram na quinta-feira (27) da Conferência Regional da Saúde realizada no Centro Cultural de Porangatu. O evento promovido pelo Conselho Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu e Conselho Municipal de Saúde, foi para eleger as ações para a atenção básica na regional da saúde sobre os eixos temáticos que já haviam sido citados nas conferências municipais, com base no tema central "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro".

Durante a solenidade de abertura do debate estiveram presentes: o prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, acompanhado da primeira-dama Vanuza Valadares; o deputado estadual Júlio da Retífica; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Andrade, com os vereadores José dos Reis Lustosa, Silvestre Antônio Leal e Divino Rodrigues, o Divino do Nico. A prefeita de Bonópolis Cristina Beatriz e o marido dela Edilberto Moura, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde de Porangatu, Carlos Alberto Nunes.
Os eixos temáticos da conferência foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso à Atenção Básica de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado; Valorização do trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS. 
O prefeito Eronildo aproveitou a conferência para demonstrar sua insatisfação quanto aos constantes atrasos do Estado em relação aos repasses que deveriam ser feitos paulatinamente para investimentos na saúde do município. "Nós estamos fazendo a nossa parte mesmo diante da crise pela qual o país inteiro está passando, porém é necessário que o governo estadual também cumpra com a sua obrigação", avaliou Valadares de forma bem crítica sobre a atuação do Estado.
Já o deputado Júlio da Retífica analisou positivamente a gestão do Poder Executivo estadual e ainda resaltou os investimentos que o governo de Goiás tem feito na região na área da saúde.
O presidente do Conselho Estadual da Saúde, Venerando de Lemos, que presidiu a conferência, comentou o tema e falou da importância de se realizar uma reformulação na logística dos serviços de saúde oferecidos em Goiás. Para ele, a comunidade seria mais bem atendida se houvesse a oferta dos procedimentos de alta complexidade também nas cidades polos do interior, como Porangatu, por exemplo, onde a rede hospitalar só consegue atender casos de baixa e média complexidade.
Na atual realidade, descoberta a cidade de uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva, pacientes vítimas de traumas graves precisam ser encaminhados para hospitais e clínicas de Goiânia e Anápolis. Além da distância a ser percorrida, o tempo gasto na viagem do domicílio até o local do atendimento acaba, muitas vezes, comprometendo ainda mais o quadro de saúde dos pacientes, o que pode resultar na diminuição das chances de sobrevivência e por consequência agravar as sequelas deixadas pela enfermidade.
Participaram da conferência: os secretários de Saúde e os presidentes dos conselhos municipais de Saúde, além dos delegados eleitos nas conferências municipais de saúde e convidados. As ações eleitas por eles como prioridades vão fazer parte da agenda da Conferência Estadual da Saúde, que vai acontecer em Goiânia em setembro. Durante o encontro em Porangatu foram selecionados os quatro delegados que vão representar a região na Conferência Estadual. 
 

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte