(62) 3626-6872
Home     Notícias
TROMBAS

Cidade realizou Dia D de combate ao câncer

Ação de combate à doença nas mulheres fez parte das atividades do Outubro Rosa


Publicado em 29 Outubro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Irene Gil
Equipe que atendeu as mulheres em Trombas para diagnosticar possíveis casos de câncer de mama e útero
Equipe que atendeu as mulheres em Trombas para diagnosticar possíveis casos de câncer de mama e útero

A Secretaria de Saúde de Trombas dedicou atenção especial no mês de outubro em relação às ações de combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, doenças graves que podem diminuir drasticamente a qualidade de vida e ainda levar muitas mulheres à morte, porém, quando diagnosticadas na sua fase inicial, o tratamento torna-se bem mais eficiente. E foi justamente este o objetivo da Campanha Outubro Rosa no município.
No sábado (28) a Secretaria de Saúde realizou uma grande mobilização na UBS - Unidade Básica de Saúde da cidade "Centro de Saúde Doutor Francisco Cláudio Alves Montenegro". O foco principal da força tarefa foi atender as mulheres que fazem parte do grupo considerado de maior risco, ou seja, acima dos 45 anos de idade. Na ocasião foram realizados aproximadamente 100 exames de ultrassonografias da mama e cerca de 50 exames de prevenção do colo uterino totalmente de graça.
As mulheres assistiram ainda a vídeos educativos voltados à saúde feminina e também a palestras proferidas pelo médico Eduardo Andrade Ribeiro que reforçou a importância das ações de prevenção e do tratamento precoce.
E no decorrer do mês foram realizadas palestras durante as reuniões com as gestantes e ainda nos encontros da Terceira Idade, nos atendimentos às diabéticas e hipertensas e também com as pacientes que procuraram a UBS nesse período. Os profissionais de Saúde ensinaram as mulheres como fazer o autoexame.
A secretária de Saúde de Saúde, Silvia Heliene Nunes da Silva, destacou o empenho da equipe durante a realização da Campanha Outubro Rosa e ressaltou a sua gratidão em virtude do apoio recebido do prefeito Agostinho de Nóbrega, juntamente com o vice-prefeito Ronoel Dourado.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2017 foram diagnosticados dois casos da doença no município de Trombas, uma de Câncer do Colo do Útero e a outra de Câncer de Mama, pacientes estes que estão sendo acompanhados nos tratamentos realizados na cidade e também na Capital do Estado.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, dois óbitos provocados pelas doenças foram confirmados no município pelo Hospital Araújo Jorge este ano.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção