*Publicidade

Home     Notícias
PORANGATU

Cidade ganha pelotão do Corpo de Bombeiros

Estrutura para melhorar atendimento com apoio do prefeito Eronildo Valadares


Publicado em 09 Abril 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Autoridades na inauguração do 1º Pelotão do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Porangatu
Autoridades na inauguração do 1º Pelotão do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Porangatu

Foi inaugurado na terça-feira (5), o 1º Pelotão do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Porangatu. A unidade fica na área onde funcionava o antigo Crisa ou Agetop, na Rua 2, na Vila Operária e conta com alojamentos operacionais, banheiros, sala para uso do departamento administrativo, cozinha, área de serviços, almoxarifado, garagens administrativa e operacional.
A obra foi construída com recursos provenientes de parcerias: a área foi doada pelo Governo do Estado; o Fembom - Fundo Municipal para o Corpo de Bombeiros Militar investiu R$ 74.900,00 e a Prefeitura de Porangatu colocou à disposição da instituição toda estrutura de maquinários necessária aos trabalhos dos operários da construção.
Segundo o comando da instituição em Porangatu, as novas instalações têm como finalidade principal ampliar o atendimento e melhorar as condições de trabalho dos militares, assim como a qualidade dos serviços desempenhados pelo Corpo de Bombeiros em Porangatu e também nos demais municípios que fazem parte da região assistida pelo 11º Batalhão.
O projeto de expansão foi implementado devido à crescente demanda de atendimentos relacionados aos serviços de salvamentos terrestres, onde a maioria das ocorrências é de acidentes e acontece na BR-153, número elevado de ações de resgates pré-hospitalar e também de combate a incêndios em vegetação. São, em muitos casos, episódios que exigem a utilização de viaturas de grande porte e, por este motivo, a unidade do Corpo de Bombeiros precisava de um quartel na medida a atender tais necessidades.
A solenidade de inauguração contou com presença de diversas autoridades, entre elas o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Coronel Divino Aparecido de Melo; o Coronel Harisson, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar; o Comandante do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Porangatu, Anderson Moura; o subcomandante do 3º BPM - Batalhão da Polícia Militar, Major Messias Santos Silva; o prefeito Eronildo Valadares; e o presidente da Câmara Municipal, José Uilton Nascimento, acompanhado dos vereadores Silvestre Antônio Leal, Edmilson Domingos de Andrade, Maria Dirce, Junim do Bonsucesso, Max da Dramac, e Divino do Nico.
Os presidentes da Aciap - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu, Ronaldo Alves Preira; do Sindicato Rural, Gustavo Dourado; do Rotary Club Ivan Júnior; e Francisco Patriota, do Lions Club também participaram.
O comandante Major Anderson Moura agradeceu aos representantes da instituição a oportunidade que ele tem ao poder comandar uma unidade tão importante como o 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Porangatu.
O prefeito Eronildo Valadares comentou o orgulho que diz sentir em relação à parceria firmada entre a prefeitura e o Batalhão do Corpo de Bombeiros sediado no município. Ele ressaltou o importante trabalho realizado pelos bombeiros no combate a incêndios, resgates e salvamentos de vidas e patrimônios e fez referência principalmente à postura da unidade na ação de combate à dengue, atividade que está sendo liderada pelo Corpo de Bombeiros em Goiás este ano.
O subcomandante geral Coronel Divino Aparecido de Mello elogiou o prefeito Eronildo pelo esforço que fez ao manter a parceria com a instituição na construção do prédio do pelotão, citou o trabalho realizado pelo atual comandante Major Anderson Moura e transmitiu ali a mensagem do comandante geral da corporação em Goiás, Helbingen Júnior, que não pode participar da solenidade.
Segundo o Coronel Divino, uma das metodologias do Corpo de Bombeiros é executar os projetos alicerçados no planejamento das ações. Ele ressaltou a importância da presença do Corpo de Bombeiros nas cidades que estão em franco desenvolvimento e lembrou que além de apagar fogo e regatar vidas, a instituição atua estrategicamente nas ações de Defesa Civil, como prevenção de acidentes e tragédias e ainda realiza trabalhos de auxilio às administrações públicas, deixando como exemplo a campanha "Goiás contra o Aedes" que está sendo realizada no Estado.
O Corpo de Bombeiros foi instalado em Porangatu em maio de 2001 e iniciou as atividades no ano seguinte com o então 14ª SGI - Subgrupamento de Incêndio que funcionava em uma estrutura improvisada alugada pela prefeitura. Em 2014 já numa área ampla, confortável e sede própria e definitiva, a unidade foi elevada à condição de Batalhão.
Atualmente o Corpo de Bombeiros de Porangatu conta com um efetivo de 38 militares, além de 11 viaturas equipadas com instrumentos de qualidade, de alta tecnologia e adequadas aos trabalhos operacionais e administrativos desenvolvidos pela corporação.
Durante o evento o prefeito Eronildo Valadares e o ex-prefeito Júlio da Retífica e atual deputado estadual, que na oportunidade foi representado por Pedro Fernandes, foram homenageados pelo trabalho relevante de cooperação que eles prestaram à instituição.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte