(62) 3626-6872
Home     Notícias
GUARINOS

Cidade completa 29 anos de emancipação


Publicado em 15 Maio 2017

Juvenal Junior

|   Compartilhe esta página:    

Arquivo/dn
Padre Periquito, Ana Maria e Emílio durante celebração de Romaria
Padre Periquito, Ana Maria e Emílio durante celebração de Romaria

O pequeno município de Guarinos celebrou no último dia 11 seus 29 anos de emancipação política e 288 anos de história. Localizado na região do Vale do São Patrício, em meio ao quinto maior cinturão de ouro do mundo, a cidade tem pouco mais de três mil habitantes e é mais conhecida pela secular Romaria em devoção a Nossa Senhora da Penha. Tendo a prefeita Ana Maria como gestora, o município tem buscado se industrializar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Nos tempos de outrora do ciclo de ouro, há relatos de que a cidade recebia cerca de quatro mil escravos, trabalhando nas lavras de ouro.
Nos raríssimos registros encontrados, dão conta de que os primeiros moradores chegaram na região no começo do século XVII, em 1729, quando fugiram de Crixás e ali se estabeleceram. A cidade tem esse nome em homenagem a João Gorino, que foi um dos primeiros a chegar. Em outros relatos, a cidade teria sido descoberta por Bandeirantes, que exploravam o interior da Colônia, em busca de ouro. 
No auge da extração de outro, o povoado contava com quase quatro mil escravos. Com a decadência do minério, na segunda metade do século XIX menos de 30 pessoas permaneceram na região. Por volta de 1750, há relatos de que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Penha, em uma cachoeira, no alto de uma serra, nos arredores da cidade. Desde então, é realizado a Romaria em devoção a Santa. Hoje, é considerado o terceiro maior roteiro de fé em Goiás.  Desde que o padre Junior Periquito assumiu a reitoria do Santuário local, a festa religiosa é considerada a Romaria sertaneja do país. 
Com muitos desafios pela frente, a prefeita Ana Maria conta com o apoio do marido, o empresário Emílio, que tem ajudado no desenvolvimento da cidade. Esquecida de políticas públicas, principalmente por parte do Governo do Estado, o município é um dos poucos que ainda não conta com pavimentação total para chegar até a cidade. Com a chegada da Mineradora Yamana Gold, a expectativa da população é que a cidade possa se desenvolver e virar um roteiro de turismo religioso.
 

(62) 3626-6872

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção