(62) 3626-6872
Home     Notícias
RELIGIÃO

Católicos celebram o dia de Corpus Christi

Mobilização tomou ruas de Mutunópolis para celebração do mistério eucarístico


Publicado em 18 Junho 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Fiéis durante a celebração do Corpus Christi na cidade de Mutunópolis
Fiéis durante a celebração do Corpus Christi na cidade de Mutunópolis

Cerca de 500 fiéis católicos celebraram na quinta-feira (15) o "Dia de Corpus Christi em Mutunópolis". Como manda a tradição, a comunidade realizou todos os preparativos para a festa, decorou as ruas em volta da Praça da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Guia com os símbolos eucarísticos, trabalho que levou aproximadamente 20 horas.
Cerca de 100 devotos participaram da preparação. Eles utilizaram diversos materiais para pintar as figuras, como pó de cerragem, palha de arroz, tampinhas de garrafas, pedra brita, areia e pó de café. Após a celebração os fiéis saíram em procissão e contornaram toda a extensão das ruas que ladeiam a Praça da Igreja Matriz.
O Corpus Christi é uma festa religiosa promovida pela Igreja Católica que tem como objetivo principal celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração acontece 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte do Domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, ocasião na qual Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia.
Nesta festa existe a tradição de enfeitar as ruas por onde o Santíssimo deve passar. De acordo com o pároco da cidade, o Padre Jeová Lopes Cavalcante, os enfeites, geralmente são feitos com desenhos bíblicos que lembram alguma  passagem das Escrituras Sagradas. 
"Estes são símbolos que recordam a Eucaristia ou outros sacramentos e neste ano aqui em Mutunópolis nós buscamos retratar a imagem da divindade de Nossa Senhora Aparecida em virtude da comemoração dos 300 anos da devoção e também a imagem de nossa Senhora de Fátima em virtude dos 100 anos de sua aparição. Na nossa comunidade ocorre sempre uma participação muito expressiva dos paroquianos na confecção dos tapetes na quadra da Matriz que fica muito bem ornada e também muita gente vem à celebração da Santa Missa. Uma verdadeira expressão de fé do povo de Mutunópolis e a procissão pelas vias públicas é um verdadeiro testemunho de adoração para com a Santíssima Eucaristia", esclareceu Padre Jeová.
Em Porangatu a celebração do Corpus Christi foi na Praça do Centro Cultural e lá teve Missa Campal que contou com a participação dos líderes religiosos e de fiéis das duas instituições paroquianas: a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e da Paróquia Santíssima Trindade.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção