(62) 3626-6872
Home     Notícias
PORANGATU

Campeonato de pesca esportiva vira caso de polícia

PC investiga morte de pirarucu na Lago Grande


Publicado em 11 Novembro 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Pesca irregular de pirarucu provocou a morte do peixe
Pesca irregular de pirarucu provocou a morte do peixe

Um campeonato de pesca esportiva realizado no domingo (6) por populares de Porangatu entrou para a lista de possíveis crimes ambientais investigados pela Polícia Civil. De acordo com o BO – Boletim de Ocorrência Policial registrado na unidade, durante a pesca esportiva, um dos competidores teria pescado um pirarucu que mediu 1 metro e 85 centímetros de comprimento. O peixe foi encontrado morto no lago um dia depois da competição e a polícia investiga se a morte do animal está relacionada com o manuseio durante e depois da captura.
As investigações estão sendo comandadas pelo delegado municipal Mário Moraes. Em entrevista ao Diário do Norte, o delegado regional André Medeiros adiantou que a Polícia Civil já detém a posse de imagens do pescador que pegou o pirarucu e de um grupo de pelo menos quatro pessoas fazendo poses para fotografias e gravações de vídeos com o peixe. O delegado explicou que as pessoas identificadas nas imagens deverão ser chamadas para prestar depoimentos.
Ainda conforme afirmou o delegado André Medeiros, caso sejam confirmadas as denúncias citadas nas investigações, os infratores poderão ser indiciados de acordo com o artigo 32 da Lei 9605 de 12 de fevereiro de 1998, do Código Florestal: Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, que tem pena prevista de 3 meses a 1 ano de prisão; e ainda nas determinações do artigo 34 da mesma Lei Ambiental: Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente, cuja pena varia de 1 a 3 anos de detenção, e ou multa nos dois casos podendo ainda as punições serem aplicadas de forma cumulativas.
As discussões sobre o assunto ganharam proporções gigantescas nos diversos organismos das redes sociais e a população, principalmente as pessoas mais esclarecidas, não poupou os organizadores do campeonato de pesca esportiva das críticas. 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção