*Publicidade

Home     Notícias
PORANGATU

Campanha visa reduzir casos de dengue


Publicado em 19 Janeiro 2014

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Aline, Luziano, prefeito Eronildo e o secretário de Saúde, Paulo Sotelo
Aline, Luziano, prefeito Eronildo e o secretário de Saúde, Paulo Sotelo

Preocupada em manter o controle da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu iniciou na sexta-feira (17) uma mobilização para intensificar o combate à doença em todos os bairros da cidade. A campanha "Volta às Aulas Sem Dengue", conta com o apoio das secretarias de Educação, Transportes e Obras Públicas e Habitação.

A solenidade para lançamento da campanha aconteceu no Centro Cultural da Cidade e contou com as presenças do prefeito Eronildo Valadares; do secretário municipal de saúde Paulo César Sotelo; Transportes e Obras Públicas, Clodoaldo Santinelo; Cultura, Rafael Churiman e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Fagundes Cornélio.
No início do ano passado, o município de Porangatu viveu uma epidemia de dengue, chegando a ficar entre as cidades com maior índice de infestação da doença no Estado. Os dados alarmantes mostraram a ocorrência de 761 notificações da doença até o dia 2 de fevereiro. O município ocupava o 4º lugar em Goiás, classificado na grade da Secretaria Estadual da Saúde como região de alto risco.
O índice de infestação predial nos primeiros dois meses de 2013 foi de 3,3%. O índice bateu 3,7%. Bem superiores ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Situação que resultou na superlotação do Hospital Municipal que permaneceu durante muito tempo com uma demanda por leitos acima da capacidade máxima.
E para evitar que a epidemia volte a se repetir em 2014, a Prefeitura lançou a campanha "Volta às Aulas Sem Dengue", que além de mobilizar professores, alunos e pais de alunos em um trabalho de conscientização, vai realizar uma operação simultânea em todos os bairros da cidade, colocando containers em frente às casas para que os moradores possam fazer a limpeza dos quintais, eliminando todo o lixo de risco e recipientes que possam acumular água.
Segundo o prefeito Eronildo Valadares, os moradores precisam obedecer ao cronograma de coleta, porque quem for flagrado colocando entulho nas ruas fora do planejamento estabelecido pela campanha poderá ser multado.
"Uma das maiores preocupações que tivemos assim que assumimos o governo de Porangatu foi ver realidade do Hospital Municipal abarrotado de pessoas doentes acometidas de dengue. Hoje temos uma situação controlada, apenas três casos foram notificados este mês, mas não podemos ficar acomodados, temos que dar continuidade agora com um trabalho preventivo e, para isso, precisamos  da colaboração de toda a comunidade. Cada morador precisa fazer sua parte para que nossa cidade continue livre da dengue", disse o prefeito.
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte