(62) 3626-6872
Home     Notícias
EM FORMOSO

Campanha de combate ao mosquito da dengue no fim


Publicado em 12 Junho 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Massilon e primeira-dama Gina com os servidores e parceiros que participaram do encerramento da campanha
Massilon e primeira-dama Gina com os servidores e parceiros que participaram do encerramento da campanha

O município de Formoso, sob o comando do prefeito Massilon Lira de Vasconcelos, concluiu na terça-feira (7) a campanha de combate ao Aedes aegypti. O trabalho coordenado pelo Corpo de Bombeiros aconteceu no decorrer de todo o primeiro semestre deste ano e compreendeu seis ciclos mensais. A ação contou com a participação de agentes da Funasa - Fundação Nacional da Saúde, vereadores, funcionários do setor administrativo da prefeitura, secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social e profissionais de outras secretarias municipais, Regional Norte de Saúde, voluntários da comunidade e presença maciça dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Massilon, juntamente com a primeira-dama Pura Lopez, a Dona Gina, e a secretária de Saúde, Marilda Nunes da Silva; participaram de todas as atividades da campanha.  Durante o período foram realizadas quase 10 mil visitas domiciliares. Também houve coleta intensificada de entulho e lixo de risco em todos os bairros da cidade; realizado trabalho educativo e distribuição de material informativo sobre os riscos e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; e umas das principais atividades foi o desfile de conscientização realizado em parceria com as escolas municipais e estaduais, sob o tema "Formoso contra o Aedes".  
De acordo com o balanço apresentado pela Secretaria de Saúde, de janeiro a maio de 2015 foram notificados em Formoso 193 casos de pacientes que apresentaram sintomas da dengue, dos quais quase 50% (96) tiveram comprovação da doença através de exames de sorologia. Depois que o município entrou na guerra conta o Aedes, os números de notificação caíram drasticamente, foram apenas 13 até o fim do mês passado e apenas dois foram confirmados pelos exames.
No encerramento da Campanha Goiás contra o Aedes em Formoso na semana passada, as autoridades, juntamente com os profissionais de Saúde, integrantes do Corpo de Bombeiros e representantes dos segmentos sociais realizaram uma caminhada pelo centro comercial da cidade de e distribuíram panfletos com mensagens de conscientização.
A secretária de Saúde informou que os agentes comunitários de Saúde e agentes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica vão continuar realizando o combate ao mosquito Aedes, pois o trabalho deve ser feito sem trégua a fim de que os bons resultados alcançados na campanha possam ser mantidos.  
Massilon disse que a campanha atingiu resultados satisfatórios desde o início devido à parceria que integrou todas as secretarias municipais com a comunidade e apoio da população que participou de todas as etapas. O prefeito explicou que a Secretaria de Urbanismo continuará realizando o serviço de limpeza com atenção especial para a coleta de lixos e entulhos que possam servir de criadouros para o mosquito. Para o prefeito, o trabalho da comunidade é o mais importante nessa tarefa.
Massilon lembrou também que o combate ao inseto deve ser contínuo especialmente no período chuvoso. Ele aproveitou o momento para agradecer a todos os servidores, à população e ao Corpo de Bombeiros que liderou o enfrentamento proposto pelo Governo. "O sistema de combate que foi implementado certamente servirá de modelo para o País, tendo em vista que este trabalho foi muito eficaz em Goiás", disse Massilon.
 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção