*Publicidade

Home     Notícias
PORANGATU

Campanha de combate ao câncer da próstata ganha força e adesão


Publicado em 26 Novembro 2013

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Pedro Gomes
Comunidade participa de campanha para evitar o câncer da próstata
Comunidade participa de campanha para evitar o câncer da próstata

A Campanha de Combate ao Câncer da Próstata, batizada de "Outubro Azul", ganhou força na última sexta-feira em Porangatu quando mais de 220 exames de prevenção à doença foram realizados em um mutirão de atendimentos no Centro Cultural da Cidade.

A campanha feita por meio de uma parceria do Laboratório da APAE de Anápolis com a Secretaria Municipal da Saúde de Porangatu, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, contou ainda com a participação dos estudantes do 9º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade do Norte Goiano - FNG.

Durante o mutirão, 221 homens com idade acima de 40 anos fizeram o PSA, exame de sangue capaz de identificar o câncer de próstata na fase inicial. Ainda foram realizados 92 exames TSH, destinado também a mulheres de todas as idades.

Além de fazer os exames de graça, o público alvo pode ainda assistir a palestras sobre diversos temas, como alimentação saudável e seus benefícios; alongamento; autoestima e aquecimento da voz. A enfermeira Sandra Regina de Azevedo Souza, coordenadora do NASF, falou sobre os sintomas, consequências, e as formas de tratamento do câncer de próstata.

Segundo Sandra, a participação da comunidade, principalmente de homens, foi muito acima da expectativa dos organizadores do evento e devido ao grande sucesso da campanha, o município pretende repetir a ação em outubro do ano que vem em Porangatu com as mesmas instituições.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta o câncer da próstata como a segunda doença que mais mata homens no País. Ainda segundo a pesquisa, em 2014 outros 60 mil casos devem ser diagnosticados no Brasil.

A Secretaria de Saúde não informou a quantidade de casos registrados de câncer de próstata em Porangatu. De acordo com a coordenadora do NASF, essa foi a primeira grande campanha contra a doença realizada no município.

 

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte