*Publicidade

Home     Notícias
Niquelândia

Buriti Alto na agenda de Ronan

Povoado onde prefeito teve poucos votos será contemplado com investimentos em infraestrutura


Publicado em 19 Fevereiro 2009

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides oliveira
Zé Antonio, Meio Quilo, Ronan, Mildo Ferreira, Dito da Balsa e Joãozinho Pernambuco, no Buriti Alto
Zé Antonio, Meio Quilo, Ronan, Mildo Ferreira, Dito da Balsa e Joãozinho Pernambuco, no Buriti Alto
Acompanhado de vereadores e de secretários municipais, o prefeito Ronan Rosa Batista (PTB) esteve no sábado (7) em Buriti Alto, o mais distante povoado da área central de Niquelândia. Para tanto, Ronan e comitiva viajaram 280 quilômetros durante seis horas, passando por Padre Bernardo, Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás, até chegar a Buriti Alto, novamente nos limites da extensa área territorial de Niquelândia.
Existe outro caminho, mais curto, de 130 quilômetros, mas o acesso só é feito a cavalo, passando pelo Povoado do Muquém, pelas estradas de terra da região do Povoado Garimpinho e pelo chamado Espinhaço do Chicão (área bastante perigosa, cercada por dois penhascos).
Em Buriti Alto moram cerca de 300 pessoas, em pelo menos 90 casas. A população flutuante, no entanto, já chegou a 3 mil moradores, em época de colheita. Região de terra vermelha e plana, Buriti Alto possui vastas áreas de lavoura irrigada, com plantações de milho, feijão, sorgo, batata, batata doce e soja. A área de plantação de soja em Buriti Alto atinge a expressiva marca de 20 mil hectares por ano.
Tais indicadores agrícolas, por si só, mostram a relevância da presença do prefeito no distante local.  Na conversa com os moradores de Buriti Alto, Ronan agradeceu a comunidade pela acolhida, numa época em que os políticos do Brasil não desfrutam de muita credibilidade, segundo ele. 
Lembrou da "correria" das seguintes viagens a Brasília e Goiânia, para buscar recursos às necessidades do município e do compromisso que havia assumido com o vereador Benedito Ferreira França, o Dito da Balsa (PHS), liderança política da região, para visitar o povoado. Foi a primeira visita de Ronan em Buriti Alto, depois das eleições de 2008.
"Tivemos quase 90% dos votos no Indaianópolis e quase 70% no Faz Tudo, mas aqui foi um dos locais onde fomos menos votados. Mas isso não importa agora. Terei quatro anos para conquistar o reconhecimento da região, com muito trabalho, para melhorar o Buriti", discursou Ronan Batista.
Na conversa com os moradores do povoado, Ronan evitou assumir compromisso com a pavimentação dos 70 quilômetros da GO-237, a partir do Muquém. Disse tratar-se de uma "obra pesada", dado o volume de recursos estaduais necessários ao asfaltamento, mas reafirmou sua confiança nos próximos dois anos de mandato do governador Alcides Rodrigues (PP).
"Infelizmente, por enquanto, ele (Alcides) ainda não pôde fazer nada por Niquelândia e por outros municípios, no que diz respeito a obras. Mas o nosso vice-prefeito (José Antonio da Caixa, que também esteve em Buriti Alto) é do mesmo partido do governador e vamos propor essa parceria com ele (Alcides) e com o Américo (José Américo de Souza), que é engenheiro da Agetop, para minimizar esse problema aqui. Estou aqui hoje não para fazer política, mas como empregado de vocês, para inaugurar obras e serviços, em breve", garantiu Ronan.
A escola do povoado também deverá receber atenção do Executivo de Niquelândia, segundo o prefeito. Ronan lembrou do tempo em que foi vice-prefeito do já falecido Joaquim Tomaz de Aquino, quando conseguiu a instalação de um posto da Polícia Militar (PM) no Buriti Alto, para reduzir a incidência de crimes violentos naquela região. "Apesar da distância, nunca vamos deixar que o Buriti Alto fique longe da nossa administração", disse Ronan.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte