(62) 3626-6872
Home     Notícias
EM PORANGATU

Bons resultados no combate à dengue


Publicado em 04 Julho 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Passeata em Porangatu para mostrar importância do combate à dengue
Passeata em Porangatu para mostrar importância do combate à dengue

O município de Porangatu alcançou bons resultados na Campanha Goiás contra o Aedes realizada durante os primeiros seis meses deste ano. O balanço das ações e os índices positivos foram apresentados durante uma reunião no Centro Cultural da cidade na quinta-feira (23 de junho). O evento contou com a presença do prefeito Eronildo Valadares, do secretário de Saúde, Fernando Gonçalves; do vereador Silvestre Antônio Leal, do comandante do Corpo de Bombeiros Major Anderson Moura e do coordenador de Vigilância em Saúde Joaquim Lino Suarte que, na oportunidade, deu uma palestra sobre a importância da campanha de combate ao mosquito.
De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Porangatu, no ano passado foram notificados e confirmados 219 casos de dengue no município, uma situação que preocupava muito e depois que os trabalhos foram mais uma vez intensificados já houve uma redução considerável, uma vez que neste ano dos 58 casos que foram identificados, apenas 14 tiveram a doença confirmada no exame de sorologia.
A ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros no município e realizada pelos profissionais de saúde contemplou a maioria dos mais de 20 mil imóveis existentes no município. Trabalho que consistiu nas visitas domiciliares mensais, com trabalho estratégico que envolve a cobertura de caixas d'água e cisternas, de suspiros de fossas, verificação de calhas. Já os imóveis considerados de risco eminente, como borracharia e ferro velho, as visitas ocorreram a cada 15 dias.
Com todo esse esforço, o índice de focos do mosquito nos imóveis observado no início deste ano que estava em 2.07% foi reduzido para 0,18%, uma diminuição aproximada de 90%. O alerta ainda é de cuidado, mas o resultado positivo supera a média estadual que atualmente permanece em 0,27 por cento. Joaquim Lino explicou que a maior problemática enfrentada pelos profissionais da Saúde em Porangatu continua sendo o número alto de imóveis fechados, algo entorno de 10%, disse ele, o que inviabiliza o trabalho das equipes.
O prefeito Eronildo Valadares e o secretário Fernando receberam uma carta amarela da Secretaria Estadual da Saúde contendo os dados alcançados no combate ao Aedes Aegypti no município. O documento foi entregue pela coordenadora de gestão e planejamento da Regional de Saúde Norte, Dorivânia Marinho Rios. Uma passeata pelas ruas da cidade também aconteceu em comemoração aos bons resultados atingidos na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zica Vírus. 
O major Anderson Moura disse que a população deve se manter em alerta, pois mesmo durante o período chuvoso não se deve baixar a guarda nesta luta travada contra o Aedes Aegypti, pois isso outros dois ciclos de combate ao inseto ainda devem acontecer até o final do ano.
Eronildo Valadares disse que a conquista é resultado de um trabalho conjunto realizado pelas instituições que integraram a campanha contra o Aedes em Porangatu e dedicou o sucesso a cada profissional de saúde que atua no município. Ele ressaltou que estabelecida a saúde como prioridade em Porangatu, uma das medidas tomadas pela atual administração foi valorizar os servidores da pasta como a quitação de débitos na folha e pagamento do piso salarial dos agentes de Saúde. Eronildo também exaltou ainda a participação do Corpo de Bombeiros que coordenou as atividades. 
 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção