*Publicidade

Home     Notícias
URUAÇU

Bombeiros vão construir sede própria

Recursos para bancar a obra são do Fundo Municipal de Reequipamento da Unidade de Bombeiros


Publicado em 12 Julho 2015

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides Oliveira
Prefeita Solange com bombeiros e autoridades no lançamento da obra do novo quartel da corporação, que atenderá Uruaçu e outras cidades da região
Prefeita Solange com bombeiros e autoridades no lançamento da obra do novo quartel da corporação, que atenderá Uruaçu e outras cidades da região
Comandante do 1º Pelotão Bombeiro Militar (1º PBM) em Uruaçu, o capitão Ary Bernardo Dutra dos Santos deflagrou o início das obras da sede própria da corporação no Setor Aeroporto na manhã da sexta-feira/3 (véspera do aniversário da cidade, comemorado no sábado/4) na presença da prefeita Solange Bertulino (PMDB); do coronel Dewislon Adelino Martins, comandante do 3º Comando Regional Bombeiro Militar (3º CRBM) de Anápolis; e demais autoridades da cidade. De acordo com Ary Dutra, a obra do novo prédio do novo quartel será dividida em duas fases: a primeira etapa - prevista para ficar pronta em dezembro deste ano - terá 714 metros quadrados de área construída (num prédio de dois pavimentos, com garagem de viaturas) e custará R$ 681 mil, provenientes do Fundo Municipal de Reequipamento da Unidade de Bombeiros (Fembom/Prefeitura de Uruaçu), através da construtora vencedora da licitação aberta pelo Poder Executivo. O comandante, que é o gestor do Fembom, assinou o contrato para autorizar o início das obras como fruto da arrecadação de taxas de renovação/aprovação de vistoria em edificações (concessão de alvarás); e análise de projetos de segurança contra incêndios para eventos (como a pecuária, por exemplo) e para a abertura de novos estabelecimentos comerciais em Uruaçu e região. Quando a obra ficar pronta, o 1º PBM ascenderá no organograma da corporação em Goiás, passando a se chamar 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) de Uruaçu com a entrega, no mesmo dia, de um caminhão maior de combate a incêndios, por exemplo.
O Fembom foi instituído em Uruaçu através da Lei Municipal 1.302/04 em dezembro de 2004 no final do primeiro mandato da então prefeita Marisa dos Santos Araújo (falecida em 2011) que fora reeleita naquele ano para seu segundo mandato. Porém, em função de questões político-partidárias, a unidade dos Bombeiros em Uruaçu só foi instalada na cidade em 2009 pelo então governador Alcides Rodrigues (PP) na gestão do então prefeito Lourenço Pereira Filho (PP). Atualmente, o 1º PBM funciona em prédio alugado - bastante acanhado - na Avenida Pedro Ludovico, que já não suporta a demanda de serviços e nem oferece espaço conveniente à acomodação dos 23 bombeiros lotados atualmente em Uruaçu. Por força desse contingente, a segunda etapa do novo quartel no Setor Aeroporto prevê que o Governo de Goiás construa, no futuro, um bloco com salas de aula; e consultórios médicos/odontológicos (dentre outros espaços) para conclusão do projeto na sua integralidade. A obra, no entanto, não tem data para começar.
 
SUPORTE 
"Esse projeto, começando agora em sua primeira fase, é de grande importância para o nosso município e para as demais cidades da região que são atendidas pelo nosso Corpo de Bombeiros. Nós, da prefeitura, demos à corporação todo o suporte técnico-administrativo necessário para a consolidação do processo licitatório da obra no início, meio e fim. Mas temos também nossa parcela de responsabilidade em fiscalizar, visto que a prefeitura municipal através de mim, enquanto gestora, assina juntamente com o capitão Dutra. Por isso, pelo conjunto de boas ações que tomamos para que essa obra seja uma realidade em breve, estou satisfeitíssima como cidadã e como prefeita do município, pela grandiosidade da obra, honrada em fazer parte desse processo", comentou Solange Bertulino.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte