*Publicidade

Home     Notícias
MUTUNÓPOLIS

Audiência Pública discute formatação do orçamento

Núbia permite participação popular na elaboração do orçamento


Publicado em 21 Junho 2014

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Prefeita Núbia Marques comandou audiência pública para formatação do orçamento da prefeitura em 2015
Prefeita Núbia Marques comandou audiência pública para formatação do orçamento da prefeitura em 2015
A Prefeitura de Mutunópolis realizou na sexta-feira (20) Audiência Pública para discutir a elaboração da Lei Orçamentária Anual 2015 (LOA). A convocação feita pela prefeita Núbia Marques mobilizou aproximadamente 100 moradores e autoridades do município. O evento aconteceu na Escola Municipal Irmão Francisca Mariosa e contou com as presenças dos vereadores Fabiano Ulisses de Souza, Célia Barbosa de Sena e Vantuir José da Silva, além de secretários e assessores contábeis do município.
Durante a audiência foram realizadas palestras com os assessores contábeis Luis César Martins e Cury Urzeda, que apresentaram em slide um modelo do projeto orçamentário e explicaram como funciona a Lei Orçamentária Anual, quais são as fontes geradoras dos recursos do município e como devem ser feitos os investimentos. Eles ainda falaram sobre técnicas de planejamento, licitações, processo de suplementação e crime de improbidade administrativa.
As pessoas que participaram da reunião responderam a um formulário onde elas puderam dar sugestões e apontar as prioridades de investimentos para o município. De acordo com a prefeita Núbia, o objetivo da atual administração é dar oportunidade para que a população possa participar de forma efetiva da elaboração do orçamento de Mutunópolis. Ela falou da importância do envolvimento da comunidade no processo administrativo e disse que pretende planejar a Lei Orçamentária Anual para 2015 com a participação popular, dando oportunidade para que os moradores apresentem sugestões sobre as prioridades que serão estabelecidas para 2015.
O documento contendo a previsão detalhada da arrecadação de receitas e gastos para cada secretaria e órgãos públicos municipais que a prefeitura pretende fazer em 2015 deve ser protocolado na Câmara Municipal até o dia 30 de agosto deste ano. Os vereadores vão ter quatro meses para analisar o projeto e propor emendas. A Lei Orçamentária Anual deverá obrigatoriamente ser votada e aprovada pelo Poder Legislativo antes do recesso de fim de ano, o que obriga os vereadores a devolverem o projeto ao Poder Executivo no máximo até 31 de dezembro.
A principal luta da prefeita Núbia será conseguir desta vez uma suplementação superior aos 10% que foram aprovados no ano passado. O assunto se tornou uma das maiores polêmicas entre os poderes Executivo e Legislativo do município e já foi tema de várias reuniões.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte