(62) 3626-6872
Home     Notícias
MARA ROSA

Aposta na economia do Norte

Prefeito Flávio Tatu realiza, em parceria com o Sebrae, encontro com líderes regionais para discutir implantação de projetos para o desenvolvimento local


Publicado em 24 Setembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Autoridades de Mara Rosa com o palestrante do Sebrae: oportunidade para crescer, gerar empregos e renda
Autoridades de Mara Rosa com o palestrante do Sebrae: oportunidade para crescer, gerar empregos e renda

Em busca de fomentar a economia através do Desenvolvimento Sustentável, a Amunorte - Associação dos Municípios da Região Norte realizou na terça-feira (19) um encontro com lideranças regionais para discutir projetos e ações que poderão ser implantados no Norte Goiano. O evento realizado no Centro de Atividades Padre Lorenzo Martinez contou com a presença do prefeito Flávio Batista de Sousa (PROS), que é também presidente da associação e da primeira-dama Nathália Alves Correia de Sousa.
O encontro aconteceu em parceria com o Sebrae-Go e foi organizado pelo vice-prefeito Jony Lúcio da Costa. Durante a manhã e a tarde, consultores da instituição proferiram palestras sobre o tema. Falaram por exemplo sobre Plano de Desenvolvimento Municipal, planejamento de ações e o trabalho em parceria com instituições públicas, da iniciativa privada e com outras instituições da sociedade organizada, e desta forma ressaltaram a importância de se trabalhar as diversas alternativas que possam geram divisas econômicas para a Região Norte.
Também participaram do encontro: o gerente de Políticas Públicas do Sebrae- Go, Augusto de Araújo Almeida; o gerente regional interino do Sebrae-Go, Jhonny Afonso Cunha; o consultor e gestor Estadual do Plano de Desenvolvimento Municipal, Ieso Gomes da Silva, e o consultor da instituição, Cícero Pereira de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Tiago Francisco da Silva; o assessor parlamentar Ricardo Marques representou o deputado estadual Talles Barreto. Presidente do Conselho de Pastores e Líderes Religiosos de Mara Rosa, Raimundo Nonato.
Por ocasião, o Sebrae-Go trabalha na Região Norte a implantação do Projeto "Líder, Lideranças para o Desenvolvimento Regional" que é um programa piloto em Goiás de mobilização, qualificação e interação de lideranças, desenvolvido pelo Sebrae e que tem como principal objetivo estimular o alinhamento no plano local, permitindo assim a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios visando o desenvolvimento de forma regionalizada. O Projeto Líder foi um dos assuntos debatidos durante o encontro. O projeto contempla catorze municípios da região: Porangatu, Minaçu, Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu, Estrela do Norte, Mara Rosa, Santa Tereza, Campinaçu, Bonópolis e Trombas.
De acordo com o Sebrae-GO, o Líder foi concebido com a finalidade de mobilizar e apoiar as lideranças para efetivação das vocações e, assim, otimizar os recursos locais, com foco nos pequenos negócios, onde o objetivo é visionar, desejar e preparar lideranças para um processo arrojado de mudança.
Segundo Cícero Gomes, o Plano Municipal de Desenvolvimento atua na identificação dos problemas existentes no município, buscando e propondo sempre soluções positivas, ações possíveis de serem realizadas. "Muitas ações aparecem sem a necessidade de investimento de recursos financeiros, basta apenas usar da criatividade e da boa vontade de fazer", esclareceu Cícero Gomes.
O consultor explicou que o Plano Municipal de Desenvolvimento exige uma duração de quatro anos e já foi implantado em 31 cidades goianas, porém até o momento não havia sido pleiteado por nenhum município da Região Norte do Estado. "Nossa finalidade aqui é divulgar este método de trabalho para garantir mais eficiência nas ações dos gestores municipais. O objetivo do Sebrae é o de apoiar as pequenas empresas, e neste sentido as parcerias com as prefeituras são fundamentais, pois os municípios têm as políticas públicas para auxiliar essas pequenas empresas, que representam na atualidade 98% dos empreendimentos financeiros existentes no país. Depender de grandes empresas é complicado. Um empreendimento de grande porte é bom, gera muitos empregos, porém muitas vezes criar dependência de uma única fonte pode não ser a solução, pois se ela um dia for embora corre o risco de quebrar o município como já aconteceu com alguns por ai", certificou o consultor Ieso Gomes.  
Para o consultor Cícero de Sousa, que já foi secretário de Desenvolvimento em dois estados, Paraíba e Pernambuco, levando em consideração que o desenvolvimento ocorre de modo endógeno, ou seja, de dentro para fora, o segredo está em transformar os valores que já existem nos municípios e na região (o potencial econômico, o potencial cultural, enfim os valores daquele determinado lugar) em ferramentas que atuem na melhoria da qualidade de vida para as pessoas. "Quando a sociedade se conscientiza disso, então ocorre o desenvolvimento de forma geral, pois desenvolvimento quem produz é a comunidade", afirmou o consultor do Sebrae Cícero Sousa. 
O prefeito Flávio Tatu está otimista com a parceria: "É muito válida esta iniciativa juntamente com o Sebrae-GO, pois sabemos que a Região Norte sempre foi muito esquecida, e Deus está iluminando a nossa região agora e as coisas estão começando a acontecer. E, nada mais justo do que fazer esta parceria com o Sebrae, uma instituição que está sempre ajudando muito os municípios goianos. Este encontro vem proporcionar o fortalecimento e o crescimento da Região Norte, que é muito promissora. Temos uma Agricultura e Pecuária em pleno desenvolvimento e nós estamos buscando essas parcerias para fortalecer inda mais a economia. Passamos por um período de crise econômica e é buscando novos horizontes que vamos conseguir sobreviver e atingir as nossas metas", esclareceu o prefeito.
O vice-prefeito Jony Lúcio agradeceu a presença das autoridades e ressaltou o apoio que ele recebeu do prefeito Flávio Tatu, que colocou à disposição dele toda estrutura necessária para a divulgação e realização do evento.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção