(62) 3626-6872
Home     Notícias
TROMBAS

Agostinho tem vitória no TSE

Liminar no Tribunal Superior Eleitoral devolve mandatos ao prefeito e ao seu vice Ronoel Dourado. Comunidade recebeu os dois com uma grande festa e carreata


Publicado em 20 Novembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Ronoel Dourado e o prefeito Agostinho Nóbrega: volta ao poder após liminar conquistada no TSE, em Brasília
Ronoel Dourado e o prefeito Agostinho Nóbrega: volta ao poder após liminar conquistada no TSE, em Brasília

Afastados há duas semanas dos cargos de prefeito e de vice-prefeito da cidade de Trombas, Agostinho da Nóbrega Rodrigues (PSDB) e Ronoel Dourado Júnior, respectivamente, foram reconduzidos aos cargos na quinta-feira (16) e em clima de festa, depois de conseguirem liminar favorável junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral. A decisão anterior havia sido tomada pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral.
O prefeito Agostinho e o vice-prefeito Ronoel são citados em um processo que apura denúncias de compra de votos nas eleições municipais de 2016. Segundo a acusação, durante a campanha eleitoral o então candidato a prefeito teria feito promessas de arar terras para produtores rurais do município, o que na opinião dos propositores da ação caracterizaria Captação Ilícita de Sufrágio e Abuso do Poder Econômico.
Mesmo em Ação Cautelar na análise para deferimento da liminar, o ministro Jorge Mussi adentrou ao mérito e afirmou que a promessa de arar terras que teria sido feita pelo então candidato a prefeito Agostinho não está condicionada à compra de votos mas, sim, visou apenas um compromisso junto à comunidade rural daquele município e, sendo assim, o Acórdão do TRE de Goiás está em discordância com a jurisprudência do TSE. 
A comunidade fez carreata pelas principais ruas da cidade para receber de volta o prefeito Agostinho da Nóbrega e o vice-prefeito Ronoel. Nesse espaço de tempo em que o prefeito eleito ficou afastado, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Macedo, que é do mesmo partido do prefeito assumiu a administração do município. Neste período, apenas uma mudança foi realizada no primeiro escalão de governo no âmbito municipal. O secretário de Meio Ambiente,  Iltamar Divino Borges, que é 1º suplente de vereador, deixou a pasta para assumir momentaneamente a nona cadeira legislativa da Casa de Leis, enquanto que o vereador Wedson Eugênio Rosa (PR) assumia interinamente a presidência do Poder Legislativo.
Ação acusatória que já teve decisões nas duas primeiras instâncias eleitorais ainda aguarda posição definitiva do TSE. O prefeito Agostinho disse que está muito confiante na vitória e ressaltou que pretende realizar uma administração transparente e de muita responsabilidade, visando retomar o desenvolvimento local e construir uma história diferenciada para a comunidade de Trombas.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção