*Publicidade

Home     Notícias
URUAÇU

24ª turma do Proerd forma 325 crianças

Ação está presente no município desde o ano de 2000: cidadania


Publicado em 31 Julho 2013

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides Oliveira
Major Wagner (14º BPM) enalteceu parcerias com a sociedade para o sucesso do Proerd em Uruaçu
Major Wagner (14º BPM) enalteceu parcerias com a sociedade para o sucesso do Proerd em Uruaçu

 

Mais 325 crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas públicas e particulares participaram da 24ª cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na noite da terça-feira (22) em Uruaçu, cidade-sede 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM). O município foi o primeiro do Norte do Estado a ofertar as aulas do Proerd há onze anos, em 2000. O evento realizado no Ginásio de Esportes Madre Tereza de Saldanha (do tradicional Colégio Nossa Senhora Aparecida/CNSA) também marcou a primeira aparição pública do major Wagner Borges de Lima, novo comandante-geral da corporação na cidade e em outros 14 municípios da região. O oficial retornou ao posto recentemente após quatro anos, período em que trabalhou no Serviço de Inteligência da PM em Goiânia. Instrutor do Proerd na área do 14º BPM há quase nove anos, o sargento Ricardo Luís Bailona Neto foi amplamente homenageado pela coordenadora-pedagógica do CNSA, professora Divina Abadia Alves Lena; e pela irmã Diná Ribeiro Damascena, diretora do colégio.

"Lembrei-me agora do Papa João Paulo II quando ele visitou a Fazenda da Esperança (uma casa de recuperação de dependentes químicos, em Guaratinguetá/SP) e olhou para aqueles jovens, adultos e idosos, lutando contra as drogas; e disse que os traficantes prestariam contas severas a Deus. Por isso, tenho certeza de que, se João Paulo II estivesse aqui agora, diria para essas crianças (os formandos do Proerd) o quanto são felizes as pessoas que apontam o caminho da vida. Tenho certeza de que ele está pedindo a Deus que muitas bênçãos e graças sejam derramadas em você e nas outras pessoas que fazem esse trabalho às gerações de amanhã.", discursou a freira. 

Quatro crianças uruaçuenses também ganharam bicicletas e telefones celulares por terem se destacado nas redações que escreveram em sala de aula, quando demonstraram a assimilação do conteúdo dado por Bailona. O melhor texto foi da aluna Daniele Alves Silva, do Colégio Adventista de Uruaçu, que leu sua redação para o público. Naquele dia, o sargento Bailona também comandou os dois pontos altos da festa: a coreografia da tradicional "Canção do Proerd"; e o juramento das crianças em dizer "não" às drogas. Na composição da mesa de autoridades, a secretária de Educação de Uruaçu, Rita de Aquino Lira, representou o prefeito Lourenço Pereira Filho (PP) na solenidade da PM.

Além da secretária de Educação, participaram a educadora Rúbia Marques (representando a subsecretária Regional de Educação de Uruaçu, Dania Wobeto); o vereador Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho), e o casal de promotores de Justiça, Alessandra Silva Caldas Gonçalves e Afonso Antonio Gonçalves Filho. Ambos foram agraciados pelo comando do 14º BPM de Uruaçu com o diploma de "Amigo do Proerd". A honraria também foi concedida à promotora Fabiana Cândido Máximo (que não compareceu ao evento); aos vereadores Robson Pimentel (pela segunda vez consecutiva este ano) e Alacir Freitas Carvalho (o Sil); e para dois estabelecimentos comerciais do município.

"De maneira muito especial, fico feliz em estar aqui não apenas como promotor de Justiça, mas também como pai de três filhas, formandas do Proerd pelos cuidados do sargento Bailona, que se dedica com muito carinho nessa missão. Hoje, nós vivenciamos o grande mal das drogas na sociedade brasileira, lamentavelmente doente com esse problema. Estou em Uruaçu há bastante tempo e raramente nós tínhamos processos criminais motivados por tráfico de drogas. Hoje, a incidência maior de prisões, em Uruaçu, é justamente de traficantes. Por isso, somente com o papel cuidadoso e responsável, na missão materna e paterna, é que os senhores manterão seus filhos longe das drogas", comentou o representante do MP.

 

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte