(62) 3626-6872
Home     Notícias
CONSÓRCIO

2017, um ano de muito trabalho pelo CIDERSP

Na última assembleia do ano, os 12 prefeitos que integram o consórcio se reuniram para fazer um balanço das ações e programar o trabalho para 2018


Publicado em 04 Dezembro 2017

Juvenal Junior

|   Compartilhe esta página:    

Juvenal Junior
Ziquinho, prefeito de São Patrício e presidente do CIDERSP, comandou a última assembleia do ano em que foi feito balanço das atividades e programado novas ações para 2018
Ziquinho, prefeito de São Patrício e presidente do CIDERSP, comandou a última assembleia do ano em que foi feito balanço das atividades e programado novas ações para 2018

Na última assembleia do ano, ocorrida na manhã de quarta-feira (29), em Carmo do Rio Verde, os 12 prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Região São Patrício (CIDERSP) avaliaram de forma bastante positiva os trabalhos referente ao ano de 2017. A reunião foi, antes de tudo, uma prestação de contas da mesa diretora de tudo que foi feito ao longo do ano. Para o presidente do CIDERSP, o prefeito de São Patrício, João Eustáquio (Ziquinho), o consórcio está superando os desafios e a expectativa é que em 2018 o aterro sanitário coletivo que vai atender os municípios, seja finalmente construído.
"Este foi um ano de muito trabalho, mas precisamos nos reunir ainda mais e tomar decisões de forma coletiva, não somente para o CIDERSP, mas também nas ações que afetam os municípios, que estão passando por muitas dificuldades", disse o prefeito anfitrião, Delson José. Por outro lado, o prefeito de Rubiataba, José Luiz, foi mais enfático ao afirmar que os prefeitos precisam ser mais rígidos e ter como foco principal a construção do aterro, uma vez que o Ministério Público (MP) entende não quer dar mais prazo para os municípios apresentarem uma solução para os chamados lixões.
Durante a reunião foi apresentada ainda o balanço do ano, quando foram realizadas oito assembleias, que foram primordiais para tomadas de decisões, entre alas os Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs). Os gestores também debateram a importância da implantação das coletas seletivas nos municípios e um plano municipal de meio ambiente. Outro tema da reunião foi a mudança da área para construção do aterro, que anteriormente tinha sido definido em Rubiataba. De acordo com os estudos do Instituto Vida, o local para a instalação do aterro provavelmente será em Carmo do Rio Verde ou São Patrício. 
Os consorciados também já deram entrada no protocolo de licenciamento, que está sendo analisado pela SECIMA, que é um dos últimos passos para dar início à construção do aterro. "A nossa principal meta a partir de agora é busca mais recursos para implantações dos aterros sanitários", avalia Ziquinho. Já os prefeitos de Uruana, Cássio Gusmão; e Rafaell Melo, de Ceres; sugeriram alternativas para a problemática dos lixões. Mas o consenso de todos foi agilizar os processos, uma vez que o MP está cobrando a cada dia soluções para o fim dos lixões e o próximo passo será notificar os prefeitos.

"A nossa principal meta a partir de agora é a busca de mais recursos para implantação dos aterros sanitários que vão atender as nossas cidades e acabar com os chamados lixões"

12 municípios
São Patrício, Nova América, Ceres, Rialma, Jesúpolis, São Francisco de Goiás, Uruana, Jaraguá, Rianápolis, Carmo do Rio Verde, Rubiataba e Ipiranga de Goiás participam do CIDERSP. Foco na construção dos aterros e pelo fim dos lixões. 

O reconhecimento aos prefeitos que integram o consórcio
Durante a última reunião do ano, os 12 prefeitos que fazem parte do CIDERSP participaram de uma confraternização, ocorrida no final da manhã de quarta-feira (29), em um Pesque Pague, em Carmo do Rio Verde. Foi um momento de alegria e descontração dos gestores que estão unidos em prol da construção de um aterro sanitário coletivo, que vai atender os 12 municípios. 

Logo após a realização da última assembleia do ano, os prefeitos e convidados ganharam presentes e ainda se confraternizaram com um almoço. "Este é um momento de alegria para todos nós que trabalhamos muito ao longo do ano para ver esse projeto realizado. Desejamos a todos um ano de muito trabalho e realizações e que todos os nossos desafios sejam superados", disse o presidente do consórcio, o prefeito de São Patrício, João Eustáquio (Ziquinho).
Cada prefeito foi presenteado com uma placa em reconhecimento pelos esforços e dedicação em prol do CIDERSP. Na despedida dos trabalhos, cada prefeito deixou sua mensagem, todas com o mesmo objetivo, ou seja, muita sorte e sucesso a todos para o próximo ano que se inicia.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção