*Publicidade

Home     Entrevistas
ENTREVISTA : Edmilson Andrade

Transparência e participação, as metas de um poder


Publicado em 10 Julho 2017

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Uma gestão transparente e com a participação de todos os vereadores nas decisões. Esses são dois dos aspectos principais que balizam a presidência do vereador Edmilson Andrade à frente da Câmara Municipal de Porangatu. Ao Diário do Norte o vereador falou que as decisões no Legislativo são colegiadas e que ele respeita cada um dos parlamentares. O Legislativo de Porangatu teve 77% de renovação nas eleições de 2016 o que, segundo Edmilson, resulta em novas ideias e na forma de agir. O presidente lembra que a relação com o Executivo é de respeito e autonomia. "Apoiamos todas as ações que forem de interesse público. Tem que ser assim", garante o vereador, para lembrar que atua dia e noite para atender as demandas da população, que está mais próxima dos vereadores, que são verdadeiras caixas de ressonância das demandas da sociedade.

Diário do Norte Que balanço o senhor faz desse primeiro semestre à frente do Legislativo de Porangatu?
Edmilson Andrade – A Avaliação é positiva. Uma nova legislatura com renovação de 77% dos vereadores e com isto é necessário fazer, digamos assim, um rearranjo político para a eleição da Mesa Diretora e formação das comissões permanentes. Cada vereador tem sua maneira de atuação, principalmente quando estamos em um primeiro mandato. São novas ideias e uma visão futurista, o que é bom. Então consegui equacionar tudo isto e avançar cumprindo o legítimo papel do vereador, que é fiscalizar os atos do executivo, propor e aprovar leis e reivindicar melhorias para nossa cidade e nosso povo, de maneira que vejo que foram importantes os trabalhos realizados neste primeiro semestre.

DN A crise econômica que afeta o País e também a cidade de Porangatu representa também um desafio para os vereadores da cidade?
Edmilson – Sem dúvida. A crise afeta principalmente os menos favorecidos, mas também o comércio, a indústria, o produtor rural. A crise gera desemprego, causando um impacto muito grande na economia do município. E o vereador é o político que está mais próximo da população e então não deixa de absorver os problemas rotineiros da sociedade, portanto é um desafio constante. 

DNComo tem sido a relação do Legislativo com a Prefeitura de Porangatu? 
Edmilson – Propositiva. Procuramos manter a independência, mas com muita harmonia, sem interferir na competência de cada poder constituído, procuramos dar resolução aos projetos do Poder Executivo que chegam à Câmara Municipal, dialogando com o prefeito, com os secretários e procurando dar celeridade nas votações, respeitando e observando os pareceres das comissões permanentes, portanto considero que a relação Legislativo e Executivo tem sido muito boa.

DNO que a sociedade de Porangatu pode esperar dessa atual legislatura na Câmara Municipal?
Edmilson – Muito trabalho, dedicação exclusiva no trato com a coisa pública, honestidade e transparência, hoje a sociedade está perplexa com o grau de corrupção que chegou ao País e a classe política está no centro desse vulcão "nojento" que é a corrupção. Portanto o País começa aqui em Porangatu. São os municípios que formam o Brasil. De forma que o vereador está aqui na ponta junto e perto do povo e tem a obrigação de ser honesto. Sendo assim e com dedicação e muito trabalho os resultados virão e toda população será beneficiada. 

DN Qual deve ser o grande mérito da atual presidência quando chegar o final do ano?
Edmilson – Olha, não quero que o mérito seja só da presidência, mas da Mesa Diretora, porque procuro desempenhar ações administrativas e políticas legislativas em conjunto; as decisões são tomadas por toda a mesa, além de consulta a todos os vereadores que compõem o legislativo. Já desenvolvemos várias ações no sentido de desemperrar os atos que são de competência do Legislativo. A gestão pública é muito burocrática. Um ano para a Mesa Diretora é pouco, para que se consiga formatar projetos de alcance maior e permanente. Mas creio que até o final do ano legislativo vamos implantar algumas medidas e projetos que visam o aperfeiçoamento do nosso trabalho, portanto o mérito será de todos. 

DNQual foi a participação da Câmara Municipal no credenciamento dos profissionais em Saúde? 
Edmilson – A participação dos vereadores no credenciamento de profissionais da saúde foi fundamental. A Câmara municipal indicou um servidor com conhecimento na área de saúde para participar da comissão de avaliação dos processos e currículos dos candidatos, além da participação dos vereadores o que foi importante, evitando com essa ação os apadrinhamentos políticos, proporcionando assim que o profissional fosse contemplado por sua capacidade técnica. 

"A sociedade pode esperar da atual legislatura muito trabalho, transparência e honestidade. O vereador está na ponta e bem 
próximo do cidadão. Ele tem a obrigação de ser honesto e trabalhador”  

Edmilson Andrade, presidente da Câmara Municipal de Porangatu

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte