Diário do Norte Online  
Busca no site:


Notícias

Atualizado em 14/07/2012 às 15:15

NIQUELÂNDIA/COLINAS DO SUL

Campanha ainda em fase embrionária

A campanha eleitoral em todo o País - e nos 246 municípios goianos - começou oficialmente no sábado (7), depois que todos os postulantes às vagas de prefeito; de vice-prefeito; e de vereador entraram com seus respectivos pedidos de registros de candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo para tal intuito encerrou-se na quinta-feira (5). Porém, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás tem prazo de 30 dias - até 5 de agosto - para avalizar ou impugnar as candidaturas dos pretensos homens públicos, o momento ainda é de muita cautela entre os cinco candidatos à Prefeitura de Niquelândia, nas eleições de outubro. Em regra geral, passadas as convenções, a preocupação é com a montagem da estrutura de campanha propriamente dita, que envolve a contratação de marqueteiros; das equipes de cabos eleitorais; e de gráficas para a produção de "santinhos" e adesivos com as fotos oficiais dos candidatos (outra preocupação, apesar da larga utilização de programas de computador que eliminam rugas, olheiras e demais imperfeições na fisionomia dos mesmos). 
As aparições públicas ainda são poucas: na manhã da sexta-feira (13), o ex-prefeito e candidato a prefeito Luiz Teixeira (PMDB) fez uma caminhada pela Avenida Brasil, visitando os estabelecimentos e pedindo votos em companhia de seu candidato a vice-prefeito, Wilton Roberto Guimarães (DEM). O roteiro de ambos também foi marcado por uma rápida visita à redação do Diário do Norte na cidade, quando os mesmos confirmaram que os comícios nos bairros só deverão ocorrer após o dia 15 de agosto, quando do encerramento da 264ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém. Aliás, a histórica festa religiosa é como se fosse um "divisor de águas" em várias cidades a cada dois anos. A exemplos dos cristãos - que mencionam "Antes de Cristo (a.C)" e "Depois de Cristo (d.C)" para configurar os períodos anterior e posterior ao nascimento de Jesus Cristo - a política em Niquelândia, Jaraguá, em Barro Alto e em Uruaçu (dentre outras) também é marcada pelas fases "Antes do Muquém" e "Depois do Muquém". 
Já o candidato a prefeito Gilmar Louredo (do PPS, ex-vereador por dois mandatos) e sua pretensa vice-prefeita Durcilene Ribeiro (do PSDB, empresária e ex-secretária em duas pastas da atual administração municipal) disputam essa eleição como candidatos da situação; e também já deram início às reuniões domiciliares e reuniões públicas abertas (no Salão de Eventos Laços) para públicos e segmentos específicos da sociedade local. Mas tudo ainda caminha muito timidamente e sem muito alarde, a exemplo dos outros três candidatos à prefeitura: o agrônomo Evaldo Rincon (do PSD, ex-vereador por dois mandatos; a ex-primeira-dama Conceição Veloso (PSB); e do médico-cirurgião Jean Cintra (PRP, filho do ex-vereador Divino Cintra, dono de dois mandatos na câmara municipal na década de 80). 


COLINAS DO SUL

Na disputa pela Prefeitura de Colinas do Sul, foram apresentados os nomes dos candidatos Iran do Lago Ferreira (do PSD, atual prefeito); e de Joaquim Neto de Souza (do PDT, mais conhecido como Kim Neto, filho do ex-vice-prefeito Benjamin Antonio).
 

NIQUELÂNDIA E COLINAS: 

233 CANDIDATOS
No caso das 13 vagas em disputa na Câmara Municipal de Niquelândia (atualmente são nove vereadores) apenas um único candidato ao Legislativo já estampou seu rosto; nome; partido; e número pelo qual concorre ao pleito na lataria de seu veículo, já adaptado também com uma caixa de som no teto. Mas a balbúrdia está apenas começando: segundo a chefe da 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia, Dorcas Ferrão da Silva Macedo, nada menos que 191 candidatos a vereador - um número recorde - protocolaram seus pedidos para disputar a eleição legislativa na cidade. Se a eleição niquelandense fosse um vestibular, teríamos um concorrido índice de 14,61 candidatos por vaga. Outro cálculo interessante: na cidade - segundo o site do TRE-GO - exatamente 29.771 eleitores estão aptos a votar no dia 7 de outubro. Ou seja, são 155,8 eleitores em média, para cada candidato. Em Colinas do Sul - Distrito Judiciário de Niquelândia - Dorcas informou que um total de 42 nomes pediram registro de candidatura às nove vagas no Poder Legislativo (4,88 candidatos/vaga) na cidade de 4 mil habitantes. Com 3.620 eleitores inscritos (TRE-GO) isso significa dizer que há 86,19 eleitores para cada um dos 42 candidatos a vereador colinenses, pelo mesmo critério matemático.
 

Euclides Oliveira

Compartilhe esta página:


VEJA TAMBÉM


  • 17/09/2014 - Minaçu de luto pela morte do pai do prefeito Maurides
  • 16/09/2014 - Desfile da independência mobiliza população
  • 12/09/2014 - PM prende quadrilha que repassava dinheiro falso
  • 12/09/2014 - Acidente na BR-153 provoca morte de três pessoas
  • 12/09/2014 - Ladrões tomam enfermeira como refém após assalto frustrado em imobiliária


  • + Notícias

    Parceiros




    Publicidade

    Padrão Gôndolas - Contrata Representante Comercial
    Enviar curriculum para: claudia@padraoind.com.br




    TRABALHE EM CASA PELOS CORREIOS
    M/F sem exp. e sem limite de idade p/ trabalhar em casa c/ produção de documentos publicitários.
    Ganhos iniciais acima de R$ 1.500.
    CV p/: gdm.atende@gmail.com



    Fone (62) 3626 6872/6873 (fax)
    Endereço: Rua T-30, 1.310, Setor Bueno, CEP: 74.210-060. Goiânia - Goiás.| E-mail: jornaldiariodonorte@uol.com.br

    © 2014 - Jornal Diário do Norte - O melhor conteúdo. | Todos os direitos Reservados. Produzido por
    Criação de sites e Otimização de sites