Diário do Norte Online
Busca no site:


Notícias

Atualizado em 28/01/2014 às 16:16

Brasília

Municípios goianos recebem caminhões-caçamba do Governo Federal

Foram 47 municípios contemplados com esse benefício do PAC 2

Divulgação
Fotografo: Solange (Uruaçu) recebeu caminhão-caçamba do ministro Pepe Vargas, ao lado de Olavo Noleto, Rubens Otoni e autoridades
Solange (Uruaçu) recebeu caminhão-caçamba do ministro Pepe Vargas, ao lado de Olavo Noleto, Rubens Otoni e autoridades

 Novos 47 caminhões-caçamba da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foram entregues pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, na segunda-feira (27), em Brasília. Os beneficiados foram 47 municípios, com até 50 mil habitantes, das regiões Norte e Nordeste e Vale do São Patrício, todos do Estado de Goiás.

Devido à proximidade dos municípios contemplados nesta ação, a entrega foi em Brasília. Conforme o ministro Pepe Vargas, além de beneficiar a população que vive no meio rural, o programa estimula a indústria de máquinas e equipamentos. “O programa é muito importante porque contribui para quem vive no campo e, também, para quem vive nas cidades e trabalha na indústria”, destacou.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), Alberto Broch, o programa é o resultado de muita participação e esforço coletivo dos movimentos envolvidos com a agricultura familiar. “Muitos agricultores e assentamentos têm dificuldades enormes e esses equipamentos vão beneficiar os que realmente necessitam”, afirmou.
Ao todo, mais de 150 mil moradores da zona rural goiana, dentre eles 21 mil famílias de agricultores familiares, passarão a contar com as novas máquinas. Elas vão ajudar na revitalização de estradas vicinais e no escoamento da produção. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no maquinário soma aproximadamente R$ 11 milhões.
O prefeito de Trombas, um dos municípios contemplados nesta entrega, Catarino José da Silva, afirma que o maquinário vem em boa hora. “Até temos algumas máquinas no município, mas elas são de 1990 e estão em péssimo estado”, explicou.
Em Trombas, cerca de 900 moradores da zona rural vão se beneficiar com o trabalho das máquinas. Segundo o prefeito, o município tem sete assentamentos e 1.500 quilômetros de estradas vicinais. “Vamos recuperar todo esse percurso. O caminho mais longo, que leva o campo à cidade, tem 60 quilômetros. Vai ser mais rápido chegar à cidade com essa estrada em bom estado”, afirmou. 
O prefeito também é presidente da Associação dos Municípios do Norte de Goiás (Amunorte – GO), que contempla 27 municípios. “Todos os municípios do norte se enquadram nas exigências do PAC 2 e estão sendo atendidos. Ao todo, são mais de 30 mil agricultores familiares que serão beneficiados”, disse.
 
PAC 2 EM GOIÁS
Com esta entrega o estado passa a contar com 47 caminhões-caçamba, 226 retroescavadeiras e 59 motoniveladoras, totalizando 332 equipamentos entregues. Todos os municípios do estado, com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, já foram contemplados com máquinas retroescavadeiras pelo PAC 2. Ainda este ano serão entregues mais 346 máquinas para o estado: 167 motoniveladoras e 179 caminhões caçamba. Ao final das entregas, o investimento total estimado será de R$ 177,2 milhões.
 
 
CONFIRA A RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
Abadiânia
Água Fria de Goiás
Alexânia
Alto Horizonte
Alto Paraíso de Goiás
Alvorada do Norte
Barro Alto
Buritinópolis
Cabeceiras
Campinaçu
Campinorte
Campos Belos de Goiás
Campos Verdes
Cavalcante
Cocalzinho de Goiás
Colinas do Sul
Corumbá de Goiás
Cristalina
Damianópolis
Divinópolis de Goiás
Flores de Goiás
Guarani de Goiás
Guarinos
Hidrolina
Iaciara
Mambaí
Mimoso de Goiás
Minaçu
Monte Alegre de Goiás
Niquelândia
Nova Iguaçu de Goiás
Nova Roma
Padre Bernardo
Pilar de Goiás
Posse
Santa Rita do Novo Destino
Santa Terezinha de Goiás
São Domingos
São João D´Aliança
São Luiz do Norte
Simolândia
Sítio D´Abadia
Teresina De Goiás
Trombas
Uruaçu
Vila Boa
Vila Propício

João Carvalho



  Fotos

 

Compartilhe esta página:


VEJA TAMBÉM


  • 22/10/2014 - Marconi tem 60% dos votos válidos, aponta o Ibope
  • 22/10/2014 - Professora é assassinada a golpes de faca pelo ex-marido
  • 21/10/2014 - Vilmar defende trabalho para ampliar votação de Marconi na cidade
  • 20/10/2014 - Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
  • 15/10/2014 - Acidente entre carretas quase provoca tragédia


  • + Notícias

    Parceiros




    Publicidade

    Fone (62) 3626 6872/6873 (fax)
    Endereço: Rua T-30, 1.310, Setor Bueno, CEP: 74.210-060. Goiânia - Goiás.| E-mail: jornaldiariodonorte@uol.com.br

    © 2014 - Jornal Diário do Norte - O melhor conteúdo. | Todos os direitos Reservados. Produzido por
    Criação de sites e Otimização de sites