(62) 3626-6872

OPINIÃO (Edição: 1195)

Uma obra que vai além do tempo

Uma obra que vai além do tempo

Na inauguração do sistema João Leite de abastecimento de água em Goiânia, o governador Marconi Perillo recebeu elogios até da oposição. Afinal, trata-se de uma grande obra, com capacidade para abastecer a Região Metropolitana pelos próximos 40 anos. Trata-se de uma obra que já dura mais de dez anos e muitos milhões de reais de investimentos. Mas que, no final, valeu a pena ter investido. Sem ela, Goiânia viveria hoje um verdadeiro caos no abastecimento. Segmentos políticos e empresariais elogiaram a obra.


RECONHECIMENTO 
Iris Rezende não poupou elogios ao governador Marconi Perillo sobre a construção do Sistema João Leite de abastecimento de água. 

PLANO B DO DEM 
O DEM já tem plano B caso o prefeito João Doria recuse seu convite para disputar a eleição de 2018 pelo partido, segundo a Coluna do Estadão. “Deixam escapar que é nome fora do radar político e não é ninguém do Judiciário.” Então Ronaldo Caiado não é o nome.


Uma crise sem fim ronda governo do presidente Michel Temer

Uma crise sem fim ronda governo do presidente Michel Temer

O presidente Michel Temer não tem sossego. Agora terá que enfrentar nova denúncia da PGR na Câmara Federal. Ele nega as acusações de ser o chefe do chamado “Quadrilhão do PMDB”, estrutura montada para desviar recursos públicos. Com o apoio que tem no Congresso Federal, essa nova denúncia dificilmente será aprovada. Assim, Temer terá condições de concluir o seu mandato, até dezembro de 2018, quando o Brasil inicia outro momento político, mas também de incertezas nos campos político e econômico.  

Saltos maiores  
José Vitti, atual presidente da Assembleia Legislativa, tem pretensões políticas e eleitorais que vão muito além da sua reeleição. Ele é de Palmeiras, terra do governador Marconi Perillo. Precisa dizer mais?

Hidrolândia  
Informação quente: Paulo Sérgio, prefeito de Hidrolândia e presidente da AGM, estaria de olho em uma cadeira na Assembleia Legislativa. Para isso, não descarta deixar a prefeitura para se aventurar nessa disputa eleitoral. 

Homenagem  
A Saneago fez uma homenagem aos seus ex-presidentes. Entre eles o engenheiro e professor universitário Mário Evaristo de Oliveira, que foi o seu primeiro presidente. 

No comando  
Próximo de Geraldo Alckmin mas com bom trânsito com Dória, o governador Marconi Perillo deve presidir o PSDB nacional. Esse é o teor de uma nota publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Metralhadora  
Jorge Kajuru agora mira sua metralhadora giratória contra a primeira-dama de Goiânia Íris Araújo. Mas ele não perde tempo e bate muito em Iris Rezende, prefeito da capital. O vereador indica que dificilmente estará no mesmo projeto eleitoral do PMDB para o pleito de 2018. 

No xilindró  
Antônio Palocci é o petista que pode contribuir para colocar Lula na cadeia. Sua delação é nitroglicerina pura. 

Mão pesada  
A defesa de Lula perdeu mais uma, na tentativa tentativa de declarar Sergio Moro “parcial”. Eles gostam de correr riscos. Afinal, e se Moro mandasse ações contra Lula para o juiz “mão pesada” Marcelo Brêtas?

Usuário beneficiado  
Projeto do vereador Paulo Daher, de Goiânia, propõe implantar Wi-Fi nos ônibus de transporte coletivo da capital. A proposta é boa e pode ser viabilizada com sistema via satélite ou com roteador ligado a celular dentros dos veículos. 

Maioria apoia  
Wilder Morais teve confirmado o apoio de quase duzentos prefeitos que querem a sua reeleição ao Senado dentro da base do governo. 

Mistérios  
Mistério. Muito mistério envolvido no encontro entre José Eliton e Lúcia Vânia, na semana passada, em Brasília. Os dois se encontraram, jantaram e discutiram política e sucessão estadual 2018. 

Por onde anda?  
Por onde andam os ex-prefeitos de São Miguel do Araguaia: Ademir Cardoso e Adailza Crepaldi. Vão apoiar alguém nas eleições de 2018? Vão?

Um juiz de Brasília deu liminar que autoriza tratamento para homossexuais, a chamada “cura gay”. Esse assunto parecia enterrado. Mas sempre volta à tona. O Conselho Nacional de Psicologia é contra, pois não considera homossexualismo como doença.  Mas o juiz que deu a liminar deve ser um profundo conhecedor do assunto.

Projeto que tramita na Assembleia Legislativa permite ao Estado pagar bônus para professores que atingirem algumas metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. 

Porque sempre é proposto para educadores esse tipo de “bônus”. Que tal esse tipo de proposta para políticos, para o cidadão avaliar a produção deles e instituir bônus? 

O vereador Lucas Kitão apresentou projeto para que sejam criados espaços dentro dos ônibus de transporte coletivo para ciclistas e suas bikes. Isso mesmo. Os ônibus já não comportam a quantidade de usuários e o vereador quer agora colocar bicicletas dentro deles. Parece que Goiânia não tem outros problemas mais sérios. 

Não bastasse uma crise política e econômica sem fim, o Rio de Janeiro vive uma crise na área de segurança, tendo inclusive que acionar o Exército para ajudar no combate ao crime.

Por falta de chuvas e também pela influência direta do ser humano, as nascentes em várias partes de Goiás estão secando. O Serra da Mesa é um exemplo claro do problema.

E por falar em seca, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, agora assegura que Goiânia e região Metropolitana não tem mais falta de água. O que precisa ser resolvido agora, segundo ele, é colocar as estruturas para levar a água para todos os bairros. 

Tudo bem. Mas antes não tinha problema com a estrutura para levar água. O problema antes era a falta de água mesmo. 

Muita calma nesta hora para torcedores do Vila Nova e Goiás. Vila pode subir. E Goiás não deve cair. Já o Atlético, tem chances remotas de permancer na elite. 

RÁPIDAS

Nome novo  
Qual é o partido que, cansado dos desgastes, deve mudar de nome pensando nas próximas eleições? Resenha não informa qual é a legenda, mas antecipa o futuro nome da sigla:  “Quadrilhão”. Tudo a ver.

Dois pesos, duas...  
Depois de meses de desgaste, a relação entre João Dória e Aécio Neves foi restaurada. Isso mesmo. Dória que vive invocando ética e cobrando seriedade de adversário, não vê nenhum problema no seu relacionamento com o denunciado senador Aécio.

Bicadas tucanas  
E por falar em Dória, está interessante a disputa entre ele e Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. Os dois estão em plena campanha à sucessão presidencial. Travam brigas internas no PSDB e disputam espaços em eventos nacionais em todas as regiões do País. O governador Marconi Perillo integra o grupo de Dória.

Terra em transe  
A maior dor de cabeça do Planalto hoje tem nome e endereço: Geddel Vieira Lima, preso em Brasília. Ele promete delatar e contar tudo que sabe. Geddel é o dono dos R$ 51 milhões encontrados pela PF em um apartamento em Salvador, na Bahia.

Em Goiânia  
Elias Vaz é uma verdadeira pedra no sapato de Iris.

É parcelado  
A liberação de recursos do Programa Goiás na Frente para os municípios, especialmente os menores, tem provocado muita empolgação entre os gestores. Mas é bom lembrar que esse recursos serão liberados de forma parcelada.

Low profile  
O secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreli, foi alvo de muitas críticas de deputados da situação na Assembleia Legislativa. Mas também recebeu afagos de parlamentares da oposição. Balestreli parece que subiu no muro.

Campanha já  
A primeira-dama d. Íris Araújo está em plena campanha à Câmara Federal. E deve ser uma das mais votadas em 2018. 

Goleada  
Outra mulher que também tem pretensões de ir para Brasília em 2019 é Raquel Teixeira, secretária de Educação do Estado. Mas, para isso, depende muito de implantar OSs nas escolas públicas do Estado. Até agora, o MP tem goleado Raquel e derrubado todas as tentativas de entregar escolas para as OSs.

Férias merecidas  
Parece que Sandro Mabel não está muito preocupado com a denúncia de Rodrigo Janot, que o acusou de participar do “Quadrilhão do PMDB”. Mabel está de viagem marcada para a Europa. Vai descansar um pouco.
 

Versão em Flip

Edição: 1195
DE 25 DE SETEMBRO A 1º DE OUTUBRO DE 2017


*Publicidade

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção