(62) 3626-6872

OPINIÃO (Edição: 1177)

Temer atropelado pelo furacão Friboi

Temer atropelado pelo furacão Friboi

No momento em que se preparava para aprovar as reformas da Previdência e Trabalhista o presidente Michel Temer foi engolido pelo furacão da delação dos donos da JBS (Friboi). Apesar do tamanho do estrago (que praticamente colocou um ponto final no governo do peemedebista), o presidente afirmou na quinta-feira (18) que não renuncia. Parece estar pensando apenas na sua própria sobrevivência e se esquece que o País não pode ficar envolto em mais um ano em crise. Uma pena para o Brasil.


Talles Barreto avisa que seu projeto político é reeleição à Assembleia

Talles Barreto manda mensagem à Resenha para informar que o seu projeto político para 2018 é a reeleição. Nada de disputar eleição de deputado federal. Por enquanto. Ele avisa que vai trabalhar para ser um dos mais votados no próximo ano. “Esse é o meu projeto. Tenho muitos prefeitos alinhados comigo e vamos trabalhar muito para atingir essa meta. O futuro depois de mais um mandato de deputado estadual será entregue nas mãos de Deus. Meu compromisso agora com os prefeitos é de ajudá-los via Assembleia”, disse.


NOME FORTE 
Presidente da Agehab, Luiz Stival, quer porque quer uma cadeira na Assembleia Legislativa.  

ERROU A MÃO 
No evento em Jaraguá, Nédio Leite fez um discurso longo e enfadonho, bem ao seu estilo. 

TRANQUILIDADE 
José Vitti, presidente da Assembleia, comanda votações de projetos importantes na Casa, como a PEC do Teto dos Gastos, sem alarde. E tem conseguido a aprovação de todas.

É reeleição?
Daniel Vilela, delatado na Lava Jato, ainda tem projeto para disputar eleição majoritária no próximo ano? 

Esfriou
As articulações de Vilmar Rocha para ver seu nome confirmado como candidato ao Senado esfriaram dentro da base aliada. 

Voltou à base
Por outro lado, Lúcia Vânia voltou a se aproximar da base. Ela foi no casamento da filha de Marconi Perillo e aliviou nas críticas que vinha fazendo contra o Governo do Estado.

Vanderlan
Vanderlan Cardoso estaria preparando o terreno para ser candidato a deputado federal em 2018. A ideia é sair praticamente eleito de Goiânia. 

Até 2018
O Governo do Estado vai destinar pelo menos R$ 1 milhão para cada município de Goiás. Mas os recursos serão divididos em cinco parcelas. Muitos prefeitos queriam pegar o dinheiro reunido. As parcelas serão liberadas até 2018. 

Esvaziou
No evento em Jaraguá na semana passada, do Programa Goiás na Frente, com a presença do governador Marconi Perillo e do vice José Eliton, o deputado Nédio Leite fez um discurso longo e enfadonho, contando histórias do passado. Mais de 30 prefeitos, vereadores e lideranças participaram do evento.  

Tucano abatido
E o senador Aécio Neves, hein? Melhor nem comentar. Mas é deprimente ver uma lideraça da sua importância política cair da forma como caiu. Lamentável. 

De cair o queixo
Nos bastidores o que se comenta é que a delação dos membros do clã JBS atinge quase duas mil pessoas, a maioria políticos, num incrível derrame de propinas para as campanhas eleitorais. Só Dilma Rousseff e Lula teria recebido,  para as suas campanhas, algo em torno de 150 milhões de dólares.

Nomes
Por enquanto os nomes dos beneficiários ainda não foram revelados. Mas já dá para imaginar quem vai entrar nessa ciranda.

Força da grana
Depois de tudo o que vem acontecendo no Brasil nos últimos três anos, espera-se que o eleitorado aprenda a votar e não se deixe mais ser seduzido pela força da grana que ergue e destroi coisas belas país afora.

Nunca é tarde
Depois de passar um período sabático no Senado, Lúcia Vânia começou a viajar e visitar as suas bases no interior do Estado. 

Ainda no barco
Jovair Arantes era um dos articuladores de Michel Temer na Câmara Federal. Será que agora ele abandona em definitivo o barco do peemedebista? Ou vai afundar junto com ele. É esperar para ver o que vai dar.
 

Renúncia, já
Ronaldo Caiado e Delegado Waldir querem a renúncia de Temer imediatamente. Já o senador Wilder Morais aguarda definição da direção nacional do seu partido, o PP. 

Coragem 
O governador Marconi Perillo disse na semana passada que Temer teve a coragem de enfrentar as reformas que o Brasil precisa - trabalhista e previdência. Outro governo, segundo ele, terá que encarar essa realidade.

Raiz do problema
Marconi tem afirmado que a realidade da previdência hoje é cruel com quem ganha pouco. Ele avisa que é preciso mudar no topo, ou seja, nos vencimentos de quem recebe altos salários no serviço público, se aposenta cedo e ainda recebe os seus vencimentos integralmente. 

Ele tem razão
O governador Marconi tem razão. Sem mudar essa realidade, em pouco tempo (coisa de dez anos) o Congresso estará discutindo uma nova reforma da Previdência.

Dória Quadros
Vilmar Rocha não tem papas na língua. Segundo ele, João Dória tem traços de Jânio Quadros, o ex-presidente do Brasil que usou uma vassoura na campanha para mostrar que faria uma limpeza no País e acabaria com a corrupção. Ele venceu as eleições mas depois renunciou ao mandato. Depois disso a crise se aprofundou e os militares tomaram o poder.

Abandonar o barco
Vice-presidente nacionald o PSDB, o deputado Giuseppe Vecci diz que o seu partido se prepara para deixar o Governo Temer. Demorou, né?

Era propina?
Qual prefeito (ou ex) do Norte que recebeu recursos para campanha do Grupo JBS?

Ranger de dentes
A lista com os nomes de todos os beneficiários do esquema de financiamento de campanha da JBS deve ser anunciado esta semana. Quando isso acontecer, vai haver muito choro e ranger de dentes em Goiás. 

Vil metal
A PF tem trabalhado muito nos últimos meses. São várias operações e muitos esquemas de corrupção que estão sendo desmontados. A PF faz as operações e não é preciso disparar um tiro sequer. É que corrupto não gosta de armas. Eles gostam mesmo é de grana. 

Oba-oba
Muitos políticos têm colocado os seus nomes como possíveis candidatos à Câmara Federal em 2018. Há candidatos fracos e há os fortes, que têm potencial para vencer uma eleição. Mas há também muito oba-oba. 

Não pode errar
Jorge Kajuru, por exemplo, é forte candidato, com potencial de votos, mas precisa ter cuidado para não errar de novo na formatação da coligação. Em 2014 foi bem votado, mas não teve quociente eleitoral.

RÁPIDAS

Praticamente 100% dos fotosensores de Goiânia estão desligados. É o paraíso para os infratores. E olha que ainda tem gente que diz que na capital do Estado há uma indústria da multa instalada. Na verdade, há uma grande fábrica de infrações. 

Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia, passou por seu primeiro teste nesse debate sobre o aumento da passagem de ônibus coletivo na Região Metropolitana. 

A solução para o impasse, no entanto, veio do Palácio das Esmeraldas. As empresas que atuam no sistema não vão aumentar, mas o governo vai pagar essa diferença. 

Espera-se mais rigor na fiscalização contra as empresas para melhorar os serviços que são oferecidos aos usuários.

Em Uruaçu o vice-governador José Eliton disse que as obras do Hospital Regional do Norte serão concluídas em 2018. Falta informar quando o hospital estará em pleno funcionamento para atender o público da região.

Mais uma semana de tristeza na BR-153 com registros de vários acidentes e de várias vítimas fatais. Até quando o Norte vai conviver com essa absurda e triste realidade? Até quando?

Triste Brasil em que os eleitores escolhem os políticos entre os que roubaram mais ou que roubaram menos. 

Apesar da crise política e econômica que jogou 14 milhões de pessoas nas ruas do desemprego, os brasileiros ainda fazem piadas da situação. Era para chorar, mas rimos da nossa própria desgraça. Isso é triste.

Os recursos vão chegar às prefeituras dentro do Programa Goiás na Frente. Mas serão em quatro suaves parcelas. Ou seja, até 2018 os prefeitos vão receber recursos do Estado.

Após um 2016 de poucas chuvas, o Lago Serra da Mesa baixou o volume das suas águas a níveis que surpreenderam especialistas. Mas este ano parece que ele entra em processo de recuperação no seu volume de água. 

Quem diria, Paulo Maluf, que era sinônimo de corrupção, virou batedor de carteira perto dessa gente denunciada.

Versão em Flip

Edição: 1177
DE 22 A 28 DE MAIO DE 2017


*Publicidade

(62) 3626-6872

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção