(62) 3626-6872

OPINIÃO (Edição: 1211)

Ziquinho, referência e modelo de gestão

Ziquinho, referência e modelo de gestão

Desde que se elegeu pela primeira vez, em 2012, o prefeito Ziquinho, de São Patrício, mostra que está acima da média e as suas gestões chamam a atenção pelo volume de obras e o resgate de compromissos, o que o coloca como referência. Ziquinho se tornou uma liderança natural na região e seu nome ganha força entre deputados, senadores e o próprio governador Marconi Perillo, que fez questão de endossar a sua filiação no PSDB. O segredo de todo sucesso, segundo o prefeito, é muito trabalho e uma equipe afinada.


ÁGUAS QUENTES 
Evandro Magal, prefeito de Caldas Novas, corre o risco de não concluir o seu mandato. Semana passada ele foi afastado de novo.

FOLIA NOS PÉS 
Qual cidade do Norte terá o melhor carnaval de 2018: Porangatu, São Miguel, Uruaçu, Minaçu ou Niquelândia?

SAÚDE 
Pergunta que não quer calar: o Hospital Regional de Uruaçu será inaugurado este ano?


Família Alves Glória volta ao poder depois de 31 anos em Porangatu

Família Alves Glória volta ao poder depois de 31 anos em Porangatu

A Família Alves Glória volta a comandar a Câmara Municipal de Porangatu depois de 31 anos. A primeira vez foi com Heraclides Alves Glória, em 1986/87. E agora com Waltham Glória, que é filho de Heraclides, que comandou o Legislativo na gestão do então prefeito João Gonçalves dos Reis. A expectativa é grande sobre Waltham, que confirmou a sua eleição à presidência após articulações importantes. Sua família é tradicional no município e tudo indica que fará uma administração acima da média.

Agenda positiva  
O governador Marconi Perillo iniciou na semana passada uma maratona de inauguração de obras e de visitas a outras que ainda estão em andamento. A agenda deve durar até o mês de junho, quando Marconi já não estará mais à frente do Governo. 

Olhos nos números  
Foco principal dessa agenda positiva para alavancar seus números nas pesquisas de intenção de votos, José Eliton tem feito inúmeras conversações com partidos aliados, pensando na formatação da chapa proporcional.  

Risco na água  
O deputado Karlos Cabral avisa que o seu partido, o PDT, não está fechado (ainda) com José Eliton para a disputa ao governo goiano. Cabral já foi do PT e sua opinião, dentro do partido, não é levada a sério. Afinal, quem dá a palavra final na sigla  (final e a inicial também) é a deputada Flávia Morais.

Autoridade  
Flávia Morais, sim, tem moral e autonomia para decidir qual caminho o PDT deve seguir este ano em relação à campanha à Casa Verde.  

Fora do poder  
O ex-senador Mauro Miranda não quis, dessa vez, assumir cargo no Paço Municipal para ajudar o prefeito Iris Rezende. Logo ele que sempre foi uma espécie de braço direito do peemedebista. 

Mal na fita  
A gestão do prefeito Iris Rezende em Goiânia está refém das más-notícias. A impressão que se tem é que nada está sendo feito na capital.  

Despedida  
Notícia quente: Vanderlan Cardoso teria decidido abandonar a vida pública. Na verdade, ele teria decidido que não vai mais disputar eleições. Nem este ano e nem na briga pela cadeira de prefeito de Goiânia em 2022. Vanderlan disputou o cargo de governador duas vezes, em 2010 e 2014. E de prefeito de Goiânia, uma, em 2016. Perdeu todas.   

Rastro de onça  
Magda Mofatto avisa que o seu partido, o PR, só decidirá quem vai apoiar nas eleições desse ano na reta final para definição de alianças. Historicamente o PR sempre orbitou em torno do poder em Goiás. Assim, são zero as chances da legenda se aliar a outro grupo político que não seja o governista. 

Mimimi de rico  
Deputado federal Rodrigo Maia (DEM), do Rio de Janeiro, criticou o Programa Bolsa Família. Disse que o programa ‘escraviza’ as pessoas. Ele não descarta disputar a presidência este ano. 

E os supersalários?  
Rodrigo Maia deveria se preocupar também com os altos salários nas três esferas do poder, superando em muitos casos o teto salarial. 
 

Baldy no PP  
Alexandre Baldy deve confirmar sua filiação ao PP ainda esta semana. Hoje ele ocupa cargo de Ministro das Cidades no Governo Temer. Mas, ao contrário do que havia prometido ao presidente, ele vai, sim, disputar a reeleição nas eleições de outubro.  

Ganha peso  
Com a filiação de Baldy, o PP se fortalece ainda mais. Hoje tem dois deputados federais (Roberto Balestra e Sandes Júnior) e um senador da República, Wilder Morais.  

(in) fidelidade  
O troca-troca partidário ainda não começou. Mas até final de março muitos políticos vão trocar suas antigas legendas por outras que apresentem melhores condições de disputar a eleição. Fidelidade partidária não é uma palavra muito usada em Goiás. 

Polêmicos  
Delegado Waldir, Jorge Kajuru e Major Araújo (que renunciou a vice de Iris Rezende em Goiânia) são nomes que estarão na boca do povo nestas eleições. Se terão sucesso, só o tempo poderá dizer.  

Alto Horizonte  
Cabo Borges, prefeito de Alto Horizonte, fez uma grande festa na cidade para comemorar os 27 anos de emancipação política do município, com entrega de obras, veículos, máquinas e shows que atraíram milhares de pessoas de toda a região. 

Afiada  
Em entrevista para o jornal Estado de São Paulo, a ex-secretária da Fazenda em Goiás, Ana Carla Abrão, soltou o verbo sobre os excessos de gastos dos governos, especialmente do Federal.  

Drible na lei  
Mas sobrou também para Goiás. Ana afirmou que foi ‘enquadrada’ pelo governo quando tentou entender a folha de pagamento do Judiciário. Segundo ela, o TCE é totalmente conivente com as estratégias criadas para se driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Sem partido  
Uma juíza de Goiás decidiu que candidatos sem partidos podem disputar as eleições este ano. São as chamadas candidatura avulsas. Mas compensa? 

Vice em alta  
Muitos nomes têm sido colocados como possíveis candidatos a vice-governador na chapa de José Eliton. Mas ele deve escolher um nome de Anápolis ou do Entorno do Distrito Federal. 

Condenação  
O ex-presidente Lula será julgado essa semana. A expectativa é grande. Mas o TRF-4 deve manter a condenação.  

Derrota nas urnas  
O presidente Michel Temer defende que Lula deveria disputar. Ele acredita que o risco do petista perder as eleições é muito grande. 

RÁPIDAS

Gasolina em Goiânia vai chegar logo, logo a R$ 5,00. E cadê aquele pessoal que vivia batendo panelas? Cadê a galera do Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre? Por onde andam?

O Detran conseguiu na Justiça derrubar a liminar que proibia a apreensão de carros com IPVA vencido. Já pensou se a moda pega e as prefeituras começam a pedir a desocupação dos imóveis com o IPTU atrasado? 

Em nova inspeção na presídio de Aparecida de Goiânia, a polícia encontrou várias armas de fogo, munição, celulares, facas, chuchos e, pasmem, uma granada. Isso explica em parte porque a ministra do STF, Carmem Lúcia, não quis entrar no presídio. 

Quem diria, hein? A ‘estrela’ do verão este ano no Brasil não será a dengue, mas a febre amarela, que ‘voltou’ com carga total. 

Ufa. Finalmente a crise no sistema penitenciário de Goiás saiu do noticiário. Mas o problema não foi resolvido. Ainda não. 

A presidente do STF, Carmem Lúcia, prometeu retornar a Goiás no mês de fevereiro para ver como andam as coisas nas cadeias do Estado. 

E os barões do transporte coletivo em Goiânia, juntamente com prefeitos e representantes do governo, decidem nessa segunda-feira o aumento da passagem de ônibus em Goiânia. Deve chegar a R$ 4,00. Na reunião marcada para segunda-feira (22) para decidir o aumento não está na pauta melhorias no sistema, que continua sendo o pior do Brasil. 

E por falar em transporte de passageiros, a Metrobus deve ser fundida com uma empresa particular. 

Tudo indica que o Jornal Diário do Norte passará todo o ano de 2018 noticiando dezenas de acidentes na BR-153, que segue abandonada pelo Governo Federal. 

A Rede Globo inicia mais uma edição do BBB. Tem gente que gosta e assiste. Tem gente que odeia. 

E o clima do carnaval já está no ar. É uma semana de muito samba, folia e alegria. 

Versão em Flip

Edição: 1211
22 A 28 DE JANEIRO DE 2018


*Publicidade

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção